ZTOP+ZUMO

Panasonic: TV 8K Super Hi-Vision chega em 2020 (no Japão, claro)

Entrar no pavilhão da Panasonic na IFA 2012 faz o visitante quase não perceber que ali existem alguns tesouros futuristas escondidos.

Se ele virar à esquerda, vai ver os inúmeros lançamentos “comuns” da fabricante japonesa – TVs de Plasma e LED, lâmpadas novas, câmeras digitais.

Agora se ele entra à direita, atrás de um paredão pintado de preto, vai ver que a Panasonic quer lançar já em 2020 uma TV 8K – e que a turma de Osaka também tem uma TV 4K de apenas 20 polegadas, contra 84″ dos concorrentes.

A explicação sobre o produto é bastante simples: é uma tela de 145 polegadas com painel de plasma e capaz de gerar imagens com 16 vezes mais resolução que as TVs Full HD atuais.

A tecnologia, chamada Super Hi-Vision, foi desenvolvida em parceria entre a Panasonic e a emissora NHK, do Japão. O projeto começou a ser criado em 1995 e as primeiras transmissões no novo padrão devem ir ao ar a partir de 2020, em oito anos.

Na definição da plaquinha ao lado da TV: “A tecnologia de transmissão Super Hi-Vision consegue transmitir imagens e sons tão realistas que parece que você está lá mesmo.”

“Janela para o mundo” é uma excelente definição para a coisa. Parece que estou no zoológico e tem um leão na minha frente.

Ou um pavão:

E quem sabe fui a um prédio alto em Tóquio e tirei uma bela foto à noite:

Mesmo com seus concorrentes LG, Sony e Toshiba mostrando modelos comerciais de TVs 4K (entenda a tecnologia), a Panasonic demonstrou um projeto de TV 4K com apenas 20 polegadas – um tamanho bem mais adequado ao tamanho dos lares japoneses. Veja as fotos em tamanho maior no nosso Facebook.

Abaixo, estão quatro painéis 4K de 20″ alinhados:

E, apesar do tamanho menor, não se perde qualidade de imagem ou nível de detalhe:

E um gráfico explica como a Panasonic conseguiu a façanha: com menor diâmetro na proporção dos pixels (atingindo 216 pontos por polegada) e uma nova tecnologia de alinhamento do cristal líquido, permitindo maior ângulo de visão. Diferente da TV 8K, a fabricante japonesa não informou quando suas 4K reduzidas chegam ao mercado.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin