ZTOP+ZUMO

TV 3D funciona com o espectador deitado?

Lendo a nota do Henrique sobre TV 3D me lembrei de algo que observei em outra demo de 3D que me deixou meio encucado: seria possível assistir TV 3D deitado de lado no sofá?

Digo isso porque o processo de captura de imagens em 3D procura reproduzir a maneira com que enxergamos o mundo, ou seja, com os olhos alinhados na horizontal. Daí o conceito de alinhar a imagem do olho direito e esquerdo.

Porém quando nos deitamos no sofá — normalmente com a cabeça apoiada no braço do móvel ou mesmo sobre uma almofada — a tendência é que o alinhamento dos olhos fique na vertical e não mais na horizontal. Não sentimos diferença nessa mudança de ângulo de visão, já que nossa cabeça possui órgãos sensores de posição e a imagem capturada fica agora na vertical e não mais na horizontal.

Foi ai que me deu um estalo da minha cabeça: como é que ficaria a percepção do 3D se nossos olhos estão na vertical mas a imagem em 3D gerada pela TV e transmitida para nossos olhos ainda está na horizontal? E no caso extremos de crianças que conseguem assistir TV de cabeça pra baixo?

Com isso na minha cabeça eu aproveitei uma demo de um PC apresentando imagens em 3D com óculos LCD ativos — na teoria a mesma tecnologia usada nas TVs 3D — e na horizontal as imagens são apresentadas da maneira correta (veja o detalhe abaixo, em especial nas imagens que passam pelas lentes dos óculos).

Como não tinha um sofá por perto dessa demonstração eu fiz um movimento simples, ou seja, alinhei as lentes dos óculos perpendicularmente à tela do computador e o resultado pode ser visto na imagem abaixo. Note que a tela (visto pelas lentes) ficou preta (#@$%&!!!!)

Ainda é cedo dizer que não será possível assistir programas em 3D deitado no sofá, mas esse simples experimento acendeu uma luzinha amarela na minha cabeça com relação às limitações dessa tecnologia que de cara, já está deixando deixam de fora pessoas com problemas visuais — em especial aqueles que tem visão apenas em um olho.

O que vou fazer de agora em diante é fazer essa experiência com outros sistemas em 3D como TVs e monitores de diversas marcas e, obviamente, no cinema.

By the way, convido os leitores deste Zumo a fazerem o mesmo e compartilhem suas experiências por aqui.

‘nuff said.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • André 15/03/2010, 15:45

    Para assistir 3D deitado, é necessário o uso de óculos diferenciados. O filtro precisa ser circular ao invés de linear, como os óculos existentes nos cinemas/demos atuais.

  • @ggaspari 15/03/2010, 15:56

    …pessoas que só enxergam com um olho não tem a capacidade de enxergar em 3D.

    • @ggaspari 16/03/2010, 02:54

      Só clarificando: se você só enxerga com um olho, sua visão do "mundo real" já é em 2D por haver apenas UMA imagem chegando ao seu cérebro, e não DUAS (que é o que causa o efeito 3D, a junção de cada uma das imagens, a do olho esquerdo e a do olho direito). Se o mundo real pra você é em 2D, não há tecnologia no mundo que te faça enxergar em 3D. No máximo, em alguns casos, um transplante ce córnea.

  • Raimundo 15/03/2010, 16:41

    Concordo q seja cedo para afirmar a limitacao percebida no teste seja generica, mas isto pode esta relacionado a forma como o oculos ativo escaneia a imagem da TV. Essa tvs LCD e Plasma, me parece q usam varredura progressiva (no sentido vertical). Talvez os oculos usem o mesmo tipo de varredura no mesmo sentido, mas com defesagem entre os lados. Dai, como bom exemplo feito pelo Mario ao por os oculos na vertical, deve ter havido cancelamento da imagem em funcao do cruzamento das varreduras.
    Tomara q isto nao seja algo comum nos demais equipamentos, pois muitas pessoas adoram assistir videos nos quartos em posicao deitada.

  • Elton Carvalho 15/03/2010, 18:06

    Como já foi dito, esses óculos 3D de cinema modernos usam polarização circular, e não linear. Assim, em vez de o olho esquerdo, por exemplo, olhar polarização vertical e o direito horizontal, um vê a luz cuja polarização gira no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.

    O problema é que fazer isso com LCD é complicado, porque LCD usa polarização linear pra produzir a imagem. Então TVs 3D teriam que ser de plasma ou LED/OLED reais (não LCDs iluminadas por LED/OLED)

    • DuduDigital3D 01/11/2010, 13:54

      Mas os óculos não usam o sistema polarizado. Eles são Shutter Glasses, usam sequências alternativas, então não tem problema ter TV LCD 3D. Até porque não são todos os cinemas que usam polarização.

  • dflopes 15/03/2010, 18:32

    pergunta interessante.

    Mas ain danão comprei o meu para saber.. eheheh

    Falando sério. ACHO (suposição, achismo, etc) que os óculos ativos não tem problema, pois o obturado fecha para termos a impressão de 3D, o que independe de direção – coisa que os oculos polarizados precisam de posição específica.

  • Marcelo Corrêa 15/03/2010, 18:40

    Como o próprio Mário afirma, as imagens geradas por qualquer sistema de visualização em 3D atual, seja ele por óculos LCD ou projeção polarizada é feita para ser vista com os olhos alinhados horizontalmente. Não há diferença se o filtro é circular o linear, o que vai acontecer se o espectador se deitar é que as duas imagens que serão vistas por cada olho aparecerão uma acima da outra, desfazendo o efeito 3D. Quem conhece aquelas imagens borradas que se você forçar a vista consegue descobrir um objeto em 3D escondido? Se você não estiver visualizando alinhado com a horizontal não vai conseguir ver nada.

    • Regis De Santis 17/03/2010, 06:29

      Cara, negativo. A tecnologia RealID que exibiu em boa parte das telas do Brasil Avatar nos cines, trabalha com filtros de polarização circular que não sofre com efeito de ângulo relativo.
      Inclinar a cabeça durante o cinema não produz mais criação de vultos, que ocorriam em antigos sistemas de polarização vertical.
      Trecho da WIKIPEDIA:

      "Technology

      Two pairs of RealD glasses demonstrating the polarization effect

      Looking into a mirror with just one eye, the lens over the open eye will always appear darkly tinted in the reflection. Note that there’s a mirror between background and foreground.

      RealD 3D cinema technology uses circularly polarized light to produce stereoscopic image projection. Circular polarization technology has the advantage over linear polarization methods in that viewers are able to tilt their head and look about the theater naturally without a disturbing loss of 3D perception, whereas linear polarization projection requires viewers to keep their head orientation aligned within a narrow range of tilt for effective 3D perception; otherwise they may see double or darkened images.[6]" — maiores infos http://en.wikipedia.org/wiki/RealD_3D

      • Marcelo Corrêa 17/03/2010, 21:03

        A tecnologia avança de um jeito que não consigo mais acompanhar. Todos os sistemas de projeção 3D que conhecia se baseavam na projeção de duas imagens simultâneas. Este RealD consegue apresentar uma imagem de cada vez, diminuindo bastante a necessidade de manter os olhos alinhados. Valeu pelos esclarecimentos. Mas pelo que li sobre este sistema, infelizmente não daria para ser utilizado em TVs.

  • Uiliam 15/03/2010, 19:20

    Sinceramente, ainda não vejo a necessidade do 3D. Pra mim assistir ou jogar alguma coisa com um óculos na cara é desconfortável e digo isso pq já uso óculos e em certos momentos é um incomodo. Talvez quando a tecnologia amadurecer e dispensar a utilização desse óculos. Imagens em alta definição em tela de 40' por hora ta bom d+.

  • Marcelo 15/03/2010, 17:42

    Display de LCD emite luz polarizada. Se o polarizador do filtro (óculos) não estiver no ângulo certo você vai ter a imagem filtrada duas vezes (uma pela tela LCD e outra pelo óculos LCD. O resultado é que fica tudo escuro. Mesma coisa acontece com óculos passivos (polarizador estático).
    Acredito que isto não ocorra com TV de LED combinado com óculos ativo, por que aí só tem um polarizador (o do óculos) entre a imagem e o seu olho.
    Se o óculos for passivo aí vai dar o problema mesmo se a TV for de LED, porque para o óculos passivo funcionar vai ter que ter outro polarizador passivo na tela da TV. Aí volta à situação de termos dois polarizadores entre a imagem e o olho: se virar o óculos fica tudo escuro.

    • DuduDigital3D 01/11/2010, 13:52

      VOcê acabou de explicar o que eu explicaria. O LCD emite luz polarizada, o que deixa a visão do óculos de quem tá deitado mais escura. Quem quer uma TV 3-D de Plasma não tem esse problema.

  • Valerio 15/03/2010, 20:53

    Sem problema em assistir deitado, é só deitar a TV também. Simples…. rsrsrsrs

    • mnagano 15/03/2010, 21:01

      GENIAL!!!! Mas só tem um probrema:

      E se vc estiver assistindo ao programa de TV com sua cabeça apoiada no colo da sua amada — que normalmente já manda no controle remoto — e que está sentada direito no sofá?

  • dflopes 16/03/2010, 01:25

    fiz a pergunta a um usuario do pdabr.com que fez um review do NVisio (o sistema 3D da NVidia).

    A resposta é a mesa. Fica escuro em 90 graus.

    http://pdabr.com/viewtopic.php?f=23&t=999981

    • josé 16/03/2010, 16:44

      o teste do nagano, se eu não me engano, foi com o 3D Vision
      (NVIsion é o nome de um evento)

      • henriquem 16/03/2010, 16:51

        não é. e ele não conta nem por decreto 😛

  • Douglas Belmonte 16/03/2010, 05:53

    Aos poucos os fabricantes vao analizando as necessidades especificas do usuario domestico e resolvem esses problemas.
    Pois o que vemos em feiras e etc em sua maioria estao com conceitos de usuarios avançados ou de participantes do projeto que nao se incomodam de se adaptar á tecnologia, ja o consumidor quer que a tecnologia se submeta ás suas necessidades.

  • Roberto 19/04/2010, 15:48

    A explicação técnica está dada por alguns de nossos amigos aqui: polarização circular e polarização linears. Na TV é linear daí não podermos mover muito a cabeça. Não só deitado…..