ZTOP+ZUMO

Honda Fit 2015: que tal um tour virtual?

Você já pode conhecer o novo Honda Fit 2015 — mas por enquanto só nas concessionárias e na tela do tablet.

Henrique apresenta: Fabio Koiti é um amigo de velha data, chapa meu e do Nagano, que faz tempo que disse que queria escrever sobre carros (e já escreveu até) aqui no ZTOP. Então, o Fabio vai cuidar disso pra gente a partir de agora com testes de carrões, carrinhos e coisas motorizadas. Bem vindo!

Nagano ratifica: Acho que conheci o Fábio Koiti (ou Fabiok entre os íntimos) há muito tempo  — época em que os Intel 386 ainda dominavam a terra — e quando entrei no laboratório de testes da PC Magazine Brasil para trabalhar como minion oompa-loompa trainee. Mas, ao contrário deste que vos bloga, ele é o típico biótipo do japonês boa gente com seu jeitinho simpático, sábio, econômico nas palavras e sempre disposto a dar uma mãozinha mesmo sem a gente pedir.

Porém o que mais me impressionou nesse cara é que, enquanto outros diziam sonhar em ser médico, engenheiro, tratorista ou piloto de videogame, acho que ele foi o primeiro que me disse que desde sempre, queria ser “editor de revista de tecnologia” — cargo por sinal que ele já ocupava nessa época tocando a finada Windows Computing, algo notável numa época em que ainda não existiam modernagens como internet, blogs ou similares.

E é claro que é sempre bom ficar do lado desses caras, porque eles fazem você parecer mais inteligente! 😉

Mas como em toda longa amizade, com o passar do tempo a gente começa a perceber outras esquistices excentricidades da pessoa — como por exemplo, curtir carros — de modo que ele sempre foi nosso consultor informal sobre o assunto, com bastante crédito de minha parte, já que um dos carros que ele recomendou para o meu pai a mais de uma década anda até hoje.

Assim, nos sentimos felizes e seguros em entregar para o Fabiok a nossa editoria de veículos e correlatos já que pelo menos ele sabe fazer morrinho sem bater no carro de trás, dá seta antes de mudar de faixa e sabe andar de carro automático sem cutucar o veículo da frente — ou seja — as montadoras devem estar se sentindo ainda mais felizes e seguros do que nós!

(Mas voltando ao que interessa…)

Para apresentar o novo Honda Fit 2015, a marca preparou uma ação diferente. Em vez de catálogos de papel, a Honda desenvolveu um tour virtual para mostrar a novidade e aguçar os fãs do modelo. Por enquanto, nada de carro real. A chegada do Fit 2015 às lojas está prevista apenas para o fim deste mês. honda_virtual_Fit2015 Ao chegar à concessionária, esperávamos encontrar um tradicional totem multimídia ou um stand com telão para assistir a algum filminho ou navegar em um site exclusivo. Ué? Não encontramos nada disso.

honda_virtual_totem

Em vez do manjado totem, encontramos um tablet. A apresentação virtual usa um tablet Samsung Galaxy Tab 3 10.1, rodando um aplicativo de realidade aumentada, e uma lona branca (intitulada “tapete interativo”) com algumas peças do carro impressas.

honda_virtual_tapete

A brincadeira funciona assim: depois de executar o app, você vê a imagem captada pela câmera do tablet. Na lona, há elementos, como para-choques e retrovisores externos, para orientar a posição projetada do carro. Dessa forma, ao apontarmos a câmera do tablet para a foto do para-choque traseiro, surge na tela do tablet a traseira completa do bólido azulado. honda_virtual_Fit2015_bk Ao levantar o tablet ou ao afastá-lo, podíamos ver a parte do teto do novo Fit ou uma vista mais geral — o app reage de acordo com nossos movimentos com o dispositivo. Entre os elementos do tapete interativo usado de referência, estão os seguintes itens do Fit 2015: retrovisores externos, frente e capô, bancos dianteiros, para-choques e volante (para indicar por onde “entrar” no interior virtual).

A projeção 3D tem imagens como aquelas geradas por programas de CAD ou de animação gráfica. Mesmo sem apresentar uma visão realística do carro por limitações de processamento do tablet e da geração de imagens do app, é divertido “caçar” detalhes do carro. Também não deixa de ser inusitado ver a cara de admiração de alguns clientes durante a missão de “desvendar” o carro.

Nagano comenta:

Essa idéia de explorar um produto por meio de uma “janela mágica” para o mundo virtual é uma experiência bem interessante e já foi explorado por outras empresas. Numa visita que fizemos ao Autodesk IDEA Studio em San Francisco eu topei com uma engenhoca bem interessante que explorava essa mesma idéia porém com uma tecnologia diferente — o Boom Chameleon:

Auodesk_realidade_aumentada5

Ela funciona mais ou menos como aquela câmera virtual usada por James Cameron no filme Avatar onde uma tela LCD é montada numa base articulada (o tal do “boom”)  equipada com diversos sensores que passam a posição relativa da tela para o computador fazendo com que o ponto de visão da câmera virtual acompanhe o movimento dela.

Auodesk_realidade_aumentada5a

Assim ele funciona como uma espécie de janela para uma dimensão paralela onde o usuário pode olhar para todos os lados, precisando apenas mover a tela de maneira simples e intuitiva.

Quem consegue pegar o jeito do app, e terminar a turnê, tem como recompensa o acesso ao catálogo eletrônico com fotos, versões e especificações do novo Fit. Por enquanto, essas informações ainda não estão disponíveis no site oficial da montadora.   Se você não conseguir terminar o tour, não se preocupe. Basta um toque na tela para abrir o catálogo.

honda_virtual_promoção

Ah! E, antes que alguém reclame, nossa ideia aqui não é tirar a graça da ação. A intenção é mostrar como a tecnologia (tema que adoramos) serve de ferramenta em outra área da qual gostamos um bocado: os carros. Para consultar as concessionárias participantes, visite: www4.honda.com.br/varejo/concessionarias/.

Serviço:

Tour Premiado Honda – www4.honda.com.br/tourpremiado (site da promoção)   Período: de 05/04 a 05/05

Fabio Koiti escreveu sobre TI nos idos de 1990 e 2000 em revistas como PC Magazine Brasil, Windows Sources, PC Computing e PC World Brasil. Agora, está de volta para falar dos carros (e outros veículos) mais legais que pintarem por aqui.