Gadget do dia: Sentinela eletrônica Trene TR-10 da King Jim

G

Dispositivo de segurança com Bluetooth fica de olho no seu notebook caso você precise dar uma saidinha da mesa para fazer algo.

A fabricante de produtos de papelaria favorita deste ztop+zumo — a King Jim — anunciou recentemente o lançamento do seu mais novo acessório para PCs, o sentinela eletrônico Trene (トレネ) TR-10:

Medindo aproximadamente 4 cm de diâmetro (na base) por 2,9 cm de altura e 18 gramas de peso, o Trene é um pequeno dispositivo de segurança equipado com um acelerômetro capaz de disparar um alarme sonoro e luminoso, caso ele detecte algum movimento.

Assim, ele funciona como uma espécie de “sentinela eletrônico” quando colocado sobre algum objeto como um notebook…

… sendo capaz de alertar as pessoas ao seu redor de que alguém está mexendo nele sem a autorização do seu dono:

A grande sacada dessa engenhoca é que ele vem equipado com conectividade Bluetooth, o que permite que ele se ligue a um smartphone por meio de um app gratuito para iOS ou Android

… o que faz com que o telefone funcione como uma espécie de indicador de presença — ou seja — enquanto o Trene sentir que o smartphone está próximo, ele fica quietinho e comportado.

Mas caso o seu dono precise se ausentar do local trabalho por alguns instantes, basta colocar o Trene sobre o portátil e levar o smartphone consigo…

… que o dispositivo ao perder o contato com o telefone entra automaticamente no modo de vigilância:

Simples, não?

Essa idéia em si não é exatamente nova já que já vimos em 2010 uma aplicação parecida com essa na placa mãe GA-890GPA-UD3H da Gigabyte que vinha com um recurso chamado Auto Green que era um gerenciador de energia que se conectava a algum dispositivo com interface Bluetooth (como um telefone celular) e usava o mesmo como uma maneira de perceber a presença do usuário na frente do PC.

Como no caso do Trene, a idéia é que caso o usuário (e seu smartphone) se afastem do computador, o sistema Auto Green assume que o mesmo não está sendo utilizado, de modo que ele pode realizar algumas ações para economizar energia do sistema como desligar os discos rígidos, colocar o PC em estado de espera (stand-by) ou mesmo colocá-lo em estado de dormência (suspend).

Mas para isso é necessário que o PC disponha de uma interface bluetooth (que deve ser adquirido à parte) e configurar o mesmo para ele reconhecer o dispositivo do usuário.

E não é que o negócio funcionava?

Outro fato curioso é que esta foi a primeira vez que a King Jim pré-anunciou um novo produto num site de crowdfunding.

E isso foi feito não porque a empresa precisava de dinheiro e sim para medir o real interesse do público no seu produto já que, ao contrário das tradicionais pesquisas de mercado ou entrevistas com focus groups, a reação do público nesses sites é mais próximo da realidade, ao ponto de alguns até se convencerem a pagar pelo produto mesmo antes dele ser fabricado. — What a concept!!!

Fora isso, a idéia original do Trene era de ser um acessório que funcionaria apenas com iPhone, mas o feedback do site convenceu a empresa a também desenvolver um app para o Android.

A empresa declarou que essa é uma nova experiência social/ferramenta de marketing que poderá ser utilizada mais vezes em outros produtos.

O Trene TR-10 vem equipado com uma bateria de ion polímero de lítio com autonomia de ~20 horas de uso contínuo no modo default. A recarga leva em torno de ~2 horas e ser feita pela sua porta USB micro.

Já o seu preço sugerido é de 6.800 ienes (~R$ 199) mais taxas e a previsão é que ele chegue ao mercado no dia 23/02/2018, sexta feira, durante o dia.

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="120331 https://www.ztop.com.br/?p=120331">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos