ZTOP+ZUMO 10 anos!

Touch of Color: o dilema do ovo e da galinha (no estilo coreano)

nonte_samsung_q210

Durante a passagem do Zumo pela Coréia em 2008, tivemos a oportunidade de conhecer alguns membros da equipe de design da Samsung em Seul.

Lá, passamos quase uma hora entendendo o processo criativo da empresa e como eles chegaram à sua última tendência de design, conhecida como “Touch of Color”. Segundo seus criadores, ela foi inspirada na beleza das cores por trás de elementos transparentes. Reza a lenda que a grande sacada partiu da observação de um restinho de vinho numa taça. Tal conceito foi aplicado inicialmente nas TVs e monitores da empresa, mas está se espalhando para outros produtos como PCs e notebooks.

O difícil de entender é como um conceito tão rico e elaborado como esse aparece tão rapidamente na sua principal concorrente, ao ponto de alguns até pensagem se tratar de duas marcas de uma mesma empresa. Um bom exemplo é o novíssimo notebook R410 da sua arqui-rival LG, que acabou de chegar ao Brasil:

nonte_lg_r410

Isso até parece o dilema do ovo ou a galinha, só que no caso da LG e da Samsung não se sabe quem é o ingrediente de bolo ou quem é o recheio de coxinha. Agora, quem chegou primeiro…

Ainda em tempo:

Durante a entrevista com um dos criadores do Touch of Color Jun-ho Yang no HQ da Samsung em Seul, disse para ele que, na minha opinião, eu via esse novo conceito como uma evolução bem vinda do bem sucedido (porém já meio manjado) black piano e perguntei se um dia ele acreditava que o atual preto poderia ser sucedido por outra cor. Sua resposta foi que ele eles já passaram por uma grande mudança, migrando dos tons de prata para o preto. Mas com relação ao futuro ele preferia não comentar nada, já que ele prefere não comprometer sua “sensibilidade” com influências externas.

Ah… então tá bom né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.