ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Thinq: a geladeira “smart” da LG (e com tablet)

Temos uma fixação aqui neste ZTOP por geladeiras com tablets incorporados ao aparelho. A bola da vez é um novo modelo da LG, recém-anunciado em Seul, com uma telinha sensível ao toque cheia de recursos inteligentes (chavões dos Jetsons estão proibidos por aqui, por sinal) e, óbvio, para economizar energia.

 

O simpático refrigerador acima é o primeiro de uma nova linha de “smart appliances” da fabricante coreana, chamada Thinq, que também terá máquinas de lavar roupa, fornos e aspiradores-robô. Os recursos “smart” – Grid, Diagnosis, Access, Adapt e Manager – serão sempre controlados via redes remotas (leia-se tablets e smartphones).

No caso do refrigerador, a economia de energia é o foco, com programas para poupar energia na madrugada, em períodos programados e no modo Smart Grid, recurso que consome apenas o que você precisa (só precisa combinar com a companhia geradora de energia, com cobrança pelo tempo utilizado e não mais em megawatts).

Além da economia energética, o Smart Manager informa o que tem dentro da geladeira, onde está e quando vai vencer (isso você vê no seu tablet ou na telinha touch na frente do equipamento) e, olha só, recomenda receitas “saudáveis” baseado no que tem lá dentro. Fora isso, a geladeira conta com diagnóstico automático de problemas (Smart Diagnosis, que pode informar ao call center o que é necessário para resolver defeitos) e o Smart Adapt, que atualiza o software do refrigerador (e ainda mostra na telinha a previsão do tempo e permite deixar mensagens pros seus familiares).

Nagano comenta: Essa história de geladeira com tela de computador a gente ouve há anos aqui no ZTOP, mas de qualquer modo é louvável a iniciativa da LG de colocar o produto na loja e ver se o “valor agregado” convence o consumidor coreano a trocar de modelo. O que a nota não explica é que essa idéia de mostrar o que está aonde dentro da geladeira tem o objetivo de fazer com que o usuário a abra, pegue o que quer e feche logo a porta. Isso minimiza ao máximo o tempo que o equipamento  fica aberto, economizando assim mais energia.

By the way, note a estampa na porta com tema floral (pelo que já conversei com alguns fabricantes coreanos, são peônias), algo muito popular entre as donas de casa lá na Ásia, mas que vejo pouco aqui no ocidente.

Na Coreia do Sul, esse tipo de refrigerador começa a ser vendido este mês, com lançamento em outros países previsto para o segundo semestre. Nem mencionam o preço, mas deve ser daqueles que você constroi a casa em torno da geladeira…

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Como será que a geladeira sabe a data de validade dos alimentos? Algum tipo de código de barras diferente ou é tudo manual, a pessoa tem que ir lá e anotar individualmente?

  • o esquema de validade, será que é preciso cadastrar cada produto que bota na geladeira, ou ele faz uso de produtos com etiqueta RFID?

    • henriquem

      grandes mistérios que um press release em coreano não responde 🙂

    • provavelmente é pensado para RFID, pois senão seria uma mão-de-obra fenomenal fazer tudo manualmente.

  • RenataMesquita

    Só uma coisa: não dá pra ter geladeira com estampa! Nem microondas. Nem máquina de lavar. Adoro os modelos coloridos, mas com estampa… deus me livre!!

  • quando no brasil?! Nunca