Lenovo anuncia ThinkPad Retrô

L

[ThinkPad 25 anos] Em comemoração aos 25 anos do lançamento do primeiro ThinkPad, empresa lança um modelo com cara de 1992 mas com corpinho de 2017

Em um evento no Japão que comemorou o jubileu de prata do lançamento do primeiro ThinkPad 700C em 05/10/1992, a Lenovo (finalmente) anunciou seu Retro ThinkPad, que agora recebe o nome oficial ThinkPad Anniversary Edition 25.

Segundo David Hill Ex-CDO (Chief Design Officer) da Lenovo, nenhum dos seus concorrentes tem uma marca tão forte e admirada ao ponto de comemorar os 25 anos do seu produto dessa maneira, declarou o executivo.

De fato, essa iniciativa teve início dois anos atrás, época em que ele começou a observar um movimento nostálgico por parte do consumidor que voltou a valorizar e até consumir produtos “antigos” como discos e vinil e filme fotográfico, e isso sem falar da indústria automobilística que relançou ou ainda mantém marcas clássicas como Mustang, 500, Mini etc.

Dai nasceu o projeto Retro ThinkPad que culminou com um pré-anúncio do meio desse ano e o lançamento de hoje:

Tecnicamente falando, o ThinkPad Anniversary Edition 25 é baseado num ThinkPad da série T (460?) equipado com um processador Intel Core i7-7500U (2.70 GHz 4 MB), 16 GB de SODIMM DDR4 de 2.133 MHz, HD SSD de 512 GB, tela LCD IPS LED de 14″ com resolução Full-HD + tela multitouch de 10 pontos com Webcam (1), array de microfones (2), câmera IR (3)…

Fora isso ele também vêm com aceleradora gráfica NVIDIA GeForce 940 MX 2 GDDR 5, Wi-Fi 802.11, Intel Dual Band Wireless – AC 8265 ac /a/b /g/ n, bluetooth 4.1 e sensor biométrico no teclado (4). Já o novo teclado de sete carreiras (yaay!) com backlight e que lembra muito o layout adotado nos ThinkPad X300/T400 com seu botão de Enter Azul e botões Esc e Delete de dupla altura. Observamos porém que ele não conta com luzes indicadoras de estado como HDD, Wi-Fi, Bluetooth, etc. (boo!)

Já no lado direito ele conta com entrada de força (5), uma porta USB 3.0 (6) e outra USB Type C / Thunerbolt 3 (7):

Do outro lado temos a porta de som (som + microfone) (8), outra USB 3.0 (9), saída HDMI (10), Powered USB 3.0 (11), porta de rede padrão Ethernet (12), leitor de cartão SD (13) e slot para trava de segurança padrão Kensington (14):

Sua bateria padrão de três células e tecnologia de ions de litio é removível e o seu sistema operacional é o Windows 10 Pro de 64 bits.

Segundo comunicado da empresa, o ThinkPad Anniversary Edition 25 estará disponível em quantidades limitadas em algumas geografias e o seu preço sugerido é de US$ 1.899. Ele será vendido tanto no site da empresa quanto diretamente pelos seus parceiros de negócios.

O ThinkPad Anniversary Edition 25 já está em pré-venda no Japão pela bagatela de 193.860 ienes (~R$ 5.420).

Segue abaixo um vídeo de unboxing estrelando nosso colega e chapa deste ztop+zumo Kevin Beck:

Nota de Protesto:

Depois de passar mais de 24 horas no ar e umas 5 horas plantado em aeroporto para chegar na aprazível cidade de Yokohama no Japão, este humilde Editor de Testes foi injustamente censurado pelo Editor Chefe deste ztop+zumo por tentar usar a foto abaixo no início deste post.

A justificativa é que nela não aparecem os outros executivos da casa e isso sem falar da presença de um notório papagaio de pirata no lado direito da imagem:

Mas como este que vos bloga não leva desaforo pra casa, republiquei a imagem assim mesmo e vai ficar assim para sempre ou até o Editor Chefe deste blog descobrir que marcou bobeira e o Papagaio de Pirata humilde Editor de Testes voltou depois e mexeu no post de novo!

 

Disclaimer: Mario Nagano viajou para Yokohama a convite da Lenovo Brasil. As fotos bacanas, observações inteligentes e piadinhas infames são dele mesmo.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos