Telefonica pode migrar marca para Movistar em 2011
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Telefonica pode migrar marca para Movistar em 2011

RESUMO

Em 2011 a Telefônica pode virar Movistar no Brasil, unificando marcas de telefonia móvel e fixa. Só precisa definir com a Vivo (que tem a Portugal Telecom como outro grande acionista) como (e se) o processo será feito por aqui.

Lá fora, a história não é nova, mas agora pelo menos alguém fala sobre o tema: sim, em 2011 a Telefônica pode virar Movistar no Brasil, unificando marcas de telefonia móvel e fixa. Só precisa definir com a Vivo (que tem a Portugal Telecom como outro grande acionista) como (e se) o processo será feito por aqui.

Disse Fábio Bruggioni, diretor do segmento residencial da Telefônica, em um webcast na manhã desta quinta-feira:

“A marca Movistar tem duas perspectivas. A primeira é melhorar a operação e prestar um bom serviço antes de qualquer mudança ou adequação de marca. Fizemos isso desde o ano passado, com o Telefônica em Ação, que envolveu mudança de vendas, antecipação nos investimentos de rede, maior oferta de banda larga, entre outros. No final de 2009 entrou no ar o Melhorar Sempre, para continuar esse processo. 2010 será o melhor ano da Telefônica desde 1999, já tivemos o melhor trimestre, com ganho de assinantes de banda larga e telefonia fixa, além da TV por assinatura.

Quando o ano terminar, vamos entrar na discussão da Movistar. Independente do Brasil, todas as operações da Telefônica no mundo viram Movistar, com fusão da fixa com a móvel. O Brasil é diferente, sem perspectiva concreta ainda, não sabemos como fica a Vivo.

Depois desse trabalho todo (de mudanças na Telefônica), talvez ano que vem possa ser uma aposta bacana, já que tem grande mudança na proposta de valor. Éramos uma empresa que só vendia telefones, e a marca Telefônica é boa para isso. Hoje, temos telefone, banda larga e outros serviços. É uma companhia multimídia, não só de telefonia

O que ele diz tem alguma lógica: estão em processo de colocar a casa em ordem (ainda que em meio a rumores de processos monstro de demissões e terceirização de funcionários) pra melhorar sua imagem e, no futuro, mudar a marca. A conferir.

Bruggioni ainda comentou a operação de banda larga em fibra óptica, soltando alguns números enormes:

  • 2 mil clientes hoje na cidade de São Paulo, com planos de 30 ou 100 Mbps.
  • meta para o final de 2010: 10 mil assinantes
  • em cinco anos, querem entre 200 e 300 mil assinantes
  • sobre Speedy, 100% do estado de SP está coberto, com perda de atendimento de 10% a 12% dos clientes (longe das centrais).
  • ADSL2, mais rápido, já está em implantação em todo o Estado. Já tem entre 100 mil e 200 mil usuários (Bruggioni não sabia o número exato).
Escrito por
Henrique Martin
17 comentários
  • Lá vem de novo os "suuuuuper executivos" geniais resolvendo todos os nossos problemas de novo !
    A marca está queimada por péssimo serviço prestado ?
    Simples ! Troca o nome !
    Assim todo mundo esquece da antiga e tem terreno limpo pra nova marca aprontar de novo…

    • Bom, isso funcionou com a marca coreana Goldstar que virou o G da LG.

      Reza a lenda que o argumento matador em qualquer discussão que ocorre dentro da LG Electronics é ago como:

      "Você quer voltar a ser Goldstar?"

  • De que adianta eles divulgarem esses números se vc liga no Speedy mesmo pra assinar e nunca tem disponibilidade mesmo como no meu caso que moro numa área que já tem fibra ótica?
    Não adianta, enquanto não tiver um atendimento ao menos coerente, a Telecômica não vai deixar de ser promessa.

  • Não reclamem,

    vc moram em áreas que tem concorrencia nos acessos a internet. Não gostou do sppedy, vai para GVT, velox mais barato do que o meu, net, etc…

    Aqui onde moro, só tem Velox, pagando 160,00@1Mbps…

      • mas bem que podia ter GVT pra usuários domésticos…

        (já que não teve o WiMax da marta de oz :p)

  • O buraco é mais embaixo, esse lance da Telebras é uma sacada forte pra forçar a queda de preço e melhora de atendimento ..
    acreditem, se o governo nao tomar as rédias de novo, a iniciativa privada só quer lucros, e mais nada …

  • Não sei se estou sendo infeliz no meu comentário, mas só me interessa uma coisa… quem um dia irá comprar a CTBC Telecom? HUShAUsuahsua

    – Preços altíssimos –

  • HI JA VI ESSA NOVELA,ASSIM FOI COM A ANTIGA TELEMAR QUE VIROU OI,MAS CONTINAU A MESMA PORCARIAQ UE VIVE TE ROUBANDO TODOS MES,SEJA PELO VELOX,OI FIXO,OI INTERNET, JA JA VAI VIRAR O BANCO OI.

  • Antes de mudar de nome, deveria melhorar ainda mais o atendimento. Em muitos lugares do Estado de São Paulo, a única operadora disponível de telecomunicações é a própria Telefônica. Isso prejudica e muito pois ela vive sempre sobrecarregada.

    Na hora que a Telefônica conseguir atender bem melhor, aí sim mudar o nome ajudaria. Antes de tudo, é continuar ou melhorar ainda mais o atendimento. E não por mal, mas seria interessante aumentar ainda mais a concorrência no Estado. Concorrência incentiva melhores serviços, e ajuda a aliviar e equilibrar o atendimento.

  • Ainda acho que essa multa que a telefonica pagou de quase 70 milhões inda foi pouco. Mas foi o suficiente pra esculhambar tanto ela, que teve até que mudar de nome…

  • O atendimento da Telefonica (TF) é feito pela Atento Brasil, a qual pertence ao grupo Telefonica. O perfil dos funcionários da Atento é jovem, geralmente entre 18 e 29 anos, alguns entram como "primeiro emprego", são pessoas descomprometidas e a maioria ainda mora com os pais, ou seja, não dependem realmente da Atento para sobreviver. O treinamento é bem básico e leva cerca de 1 semana. A carga horaria do expediente é de 6 horas e 20 minutos com 40 minutos de intervalo. Eles tem metas de atendimento para cumprir, os sálarios são baixos e a cobrança é alta. A grande maioria vai parar ali de para-quedas ou por indicação de algum amigo que já trabalha lá. Aprendem de forma muito mastigada e simples como funciona a rede da Telefonica (TF) e sabem muito pouco ou nada de como é a rede na rua.
    Para eles tanto faz se você vai continuar com problemas ou não, eles não tem comprometimento. Precisam seguir um roteiro de testes que foi dado no treinamento e está anotado em um pedaço de papel na frente deles, por isso quando você liga eles te pedem para fazer todos aqueles testes. As ferramentas de atendimento são precárias, o sistema é lento, falho e cai várias vezes. sinceramente a maioria te atende enquanto joga "tetris" ou lê uma revista, já que é só repetir a mesma coisa até você se cansar. Não são pessoas bem pagas, bem treinadas e talvez se não fosse obrigatório eles nem estariam ali.. não existira serviço de suporte.

  • Compensa mais você pegar um técnico da contratada da sua área ai na sua cidade, bairro, que estiver passando de carro com o logo da Telefonica (TF) na rua dar R$ 100,00 Reais na mão dele e pedir para ele arrumar sua linha da subida do cabo até sua casa (ele vai saber oque siginifica). Aí você pensa: "poxa.. é obrigação deles arrumarem minha linha!" Mas veja você mesmo quantas vezes você liga por mês pra lá (suporte) e continua a mesma coisa ? Seja porque sua região é ruim, ou porque eles te venderam uma velocidade que não é viável onde você mora. Compensa mais você pagar o proprio tecnico da contratada da Telefonica (TF) e ele deixar sua linha tinindo e você não precisar ligar mais.
    Ligar no suporte da Telefonica (TF) sempre foi um exercício de paciência. As pessoas são completamente despreparadas e não tem o mínimo de compromisso em resolver seu problema, seja você dono de uma residência, um comércio, uma prestadora de serviços. A telefonica (TF) não tem essa preocupação (de colcoar pessoas preparadas) para lhe atender, simplesmente porque ela é um monopólio, veja que se você cancela seu "speedy" hoje, antes de chegar amanhã ela já terá vendido uns 200 planos talvez até mais caros que o seu. Essa "estória" só vai mudar quando houver concorrência de igual para igual, pois aí sim a empresa sabe que se não cuidar bem de seu cliente, ele (o cliente) vai assinar os serviços de outra empresa.

    E tem mais, a Atento Brasil é a maior empresa de Contact Center do Brasil e a terceira maior do mundo, ela possui a maior e mais moderna rede Voip do planeta, ela ganha por ligação, ou seja, quanto mais você ligar no suporte da Telefonica (TF) mais a Atento ganha, e ela assim como o Terra, a A-Telecom , a T-Gestiona e a própria Vivo entre outras são todas do grupo Telefonica (TF). Então tanto faz, quanto mais você liga para reclamar, mais o grupo Telefoncia ganha, ora.. vocês sabiam que o presidente executivo da Telefonica (TF) no Brasil já foi até VICE PRESIDENTE da ANATEL ?

  • Nesse cartel só quem perde é o cliente meus amigos, que paga uma fortuna para ter um serviço deprimente, sofrivel e precário. Pergunte à algum estrangeiro, principalmente da Europa como é a qualidade dos serviços de banda larga e telefonia por lá. Pergunte a um espanhol como a Telefonica (TF) da Espanha trata os clientes dela por lá! A cada esquina é uma empresa de banda larga diferente e o cliente fica com aquela que melhor lhe der custo/benefício, sem contar que a rede lá é praticamente por fibras opticas e as velocidades mínimas são de 20MB pagando o equivalente ao que sepaga aqui por 2MB ou 4MB, diante disso pergunto: aonde estão os investimentos?

    Questione qualquer cabista subterraneo e ele com certeza lhe dirá que a maioria dos cabos de telefonia em São Paulo ainda tem emenda de papel e de chumbo, e que há cabos com cerca de 40 a 50 anos ainda em funcionamento. Desta forma, como garantir que um cliente vá rececer os 2Mb que contratou?

    O programa Telefonica em ação (TF) não mudou em nada o comprotamento da empresa, apenas maquiou-o e de forma muito mal feita. Quando culpo os funcionários da terceirizada ( Atento Brasil)a qual atende as ligações não só do suporte, mas de todos os setores da TF, afinal eles seguem o que a companhia manda. O interesse e obrigação em melhorar os serviços prestados são da Operadora, não dos funcionários, que por sua vez, apenas seguem o lhes é passado.

    Obtivemos melhorias no sistema telefonico no Estado de São Paulo desde a privatização? Sim ! claro que sim, hoje em dia é mais fácil alugar uma linda telefônica do que comprar um maço de cigarros. Atualmente temos internet "banda larga", algo que há 15 anos atrás seria inimaginável, visto que só a linha chegava a custar o equivalente a R$ 5.000,00 Reais, sem falar na demora para a instalação.

    O sistema telefônico no Estado de São Paulo evoluiu ? Sim!!! disso não há dúvidas.

    A questão é: quanto?