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Telefonica em chamas? Fuja do fogo com o OpenDNS

open_dns

Agora à tarde tentei entrar na Web e notei que meu browser não abria página nenhuma e meu cliente de email não conseguia de se conectar ao servidor (dang!) O curioso é que o messenger estava funcionando sem problemas.

Conversando com o Henrique, ele me disse que o datacenter  da Telefônica em Alphaville estava em chamas (uia!). Como sou usuário do Speedy, somando A + B suspeitei que esse poderia ser o motivo para o meu navegador e o email não darem sinais de vida.

Como da última vez que o Speedy saiu do ar, experimentei mudar o endereço do servidor DNS, passando a opção automática para o OpenDNS (janela de configuração acima, no Windows XP). E não é que a Web voltou a funcionar?

Tanto que o meu editor-chefe já mandou escrever essa nota. :^P

Renata, editora-substituta por alguns minutos e inquisidora em tempo integral, questiona: alguém se lembra do 11 de setembro? Oi, cadê a redundância? Tanta tecnologia de segurança (tem até um negócio que tira o oxigênio do ambiente que está pegando fogo, ouvi dizer) e não tem um espelho pra colocar no ar em poucos minutos? Pode não, gente.

Henrique comenta: Pode não ter nada a ver uma coisa com outra, mas é curioso o problema de DNS do Nagano ter acontecido no mesmo dia do incêndio…

Nagano atualiza: Concordo com o Henrique, mas pode ser também que esse negócio de parar um datacenter — literalmente puxando-o da tomada — pode ter pirado a rede deles. Fato é que já são 22:30 da noite é madrugada do dia 26/02 e o DNS do meu Speedy, o site da Telefônica e até mesmo o Gizmodo Brasil (que fica hospedado lá) continuam Mortinhos da Silva.  :^P

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Andre Nascimento da Matta

    “…e não tem um espelho pra colocar no ar em poucos minutos?”
    Eu trabalho em data center, se você soubesse o custo e a dificuldade de se manter um site para disastery recovery (o tal de espelho que você mencionou)….

  • Sei Nao

    Renata, se os geradores foram queimados no fogo e o corpo de bombeiros cortou a energia do prédio, nao adianta ter espelho nem nada parecido se nao há energia para os servidores funcionarem (nem os originais e nem os espelhos).
    O que teria que ser feito (se fosse pra ser de forma séria) é localizar os espelhos em outro edifício em outra área da cidade completamente diferente, mas vai perguntar pra telefonica se ela quer investir em infra-estrutura além do mínimo necessário…

    • @andre, eu sei sim, cobri esse mercado muito tempo. E posso te dizer que a Telefônica ganha – e muitíssimo bem – pra isso. Dinheiro e mão-de-obra não deveriam ser problema nesses casos. Pelo menos, com os clientes maiores, que fosse. Espero sinceramente que essa fatalidade de hoje mude os SLAs dessa área…

      @sei não, é isso mesmo, o espelho deveria estar em outro lugar bem longe do principal, com seus próprios servidores etc etc!! De novo, como nos ensinou o 11 de setembro. A questão sobre se querer investir nisso… bem, só a empresa pode responder, não é mesmo?

  • carlos

    caraca, vocês trabalham no data center e não sabem que um espelho deve ser feito fora da área principal? um espelho onde estão todos os serviços de que adianta de o prédio cair? um espelho deve ser feito em outro datacenter, provendo uma redundância e se o custo é alto como o andré citou, pra que existe bilhões de receitas? pra se investir para prestação do serviço de forma continua….

    quando vão liberar a internet via rede elétrica e acabarem com esse monopolio das wimax que estão nas mãos das operadoras?

    só assim teremos um serviço de qualidade e a preocupação em planos de disaster recovery do contrário os clientes migram para o concorrente, coisa que não temos aqui, sem opções.

  • claudio

    Isso mostra o quanto as multinacionais estam nem ai para qualidade de serviços, uma vez que toda nossa base politica é corrupta e ninguem toma o lado do povo.
    Se tentamos processar as empresas é preciso aguardar mais de 5 anos para ter o processo lido, mais 5 para iniciar algum tipo de audiencia.
    Isso sem contar que nós os brasileiro somos omissos.

  • José

    Mais uma que a Telefonica apronta.

  • “Telefonica + Speedy” …..tem um espelho aqui no meu banheiro…..

  • Penn & Teller

    Não era menos do que a obrigação deles ter espelhos em outro prédio. Vamos ver agora é se eles tinham ao menos Backups em outro prédio, senão, cabeças vão rolar, com toda certeza.

    Quanto ao item dessa matéria, DNS, é totalmente inaceitavel que estivesse no mesmo prédio!
    Alguns registros nem mesmo permitem que estejam na mesma subrede. A coisa mais trivial era configurar um DNS alternativo em outro datacenter, poderia ser até um PC vagabundo.

  • Valmirol

    Olha gente, até parece que vocês não sabem a politica da telefonica…”quanto pior, melhor”, acham mesmo que eles vão investir numa infra-estrutura de redundância complexa? Nem trocar os fios velhos dos postes telefonicos, ou das cabines, eles trocam! (alias é exatamente essa velharia que anda pendurada nos postes da cidade, que deixa o meu Speedy um lixo), e pior eles mesmos não sabem a extenção do problema (mais uma vez…) pois quando liguei informando a dificuldade de conexão, o atendente me informou que era uma manutenção que estava programa! Ou seja o incêndio tava previsto!….rs

  • Valmirol

    Ah já ia me esquecendo…a Telefonica tem que mandar muito dimdim pra Espanha né…aqui do 3º mundo! Por isso…deixa o pior aqui pros Tupiniquims.

  • O gás que estão citando e esse aqui:

    FM-200 – Gás Heptafluorpropano HFE 227 que é uma pequena fortuna pra instalar e cada recarga do barril e U$ 25.000 (dizem…)

    Tem esse:

    Novec 1230 – Fluído Ketona Fluorada – CF3CF2C(O)CF(CF3)2 que deve ser mais caro ainda mas ao contrario do FM-200 não te mata se você der o azar de estar no ambiente e não conseguir sair em menos de 1 min.

    O FM-200 remove todo o oxigênio em menos de 1 min do ambiente assim cortando o fogo… É te mata também se você vacilar e ficar quando essa jaca dispara !

  • Lucas Jardim

    Hum.. pelo menos os sites das empresas grandes estavam hospedados la, inclusive de lojas on line como a kalunga… Elas não vão deixar barato vão cobrar tão caro tão caro pelos prejuizos de receita que o custo do tao chamado espelhamento em outro data center vai ser fichinha, perto da facada que eles vão levar!

    Aposto que o departamento jurídico, do pão de açúcar, kalunga e cia ja estão cuidando disso, calculando o prejuizo e colocando mais algum por cima… heheheheh

  • Um dos princípios básicos de um DATACENTER é prover segurança para servidores e dados lá hospedados, oferecendo proteção contra quedas de energia (geradores, no-breaks), incêndio e acesso não autorizado.

    Nunca ouvi falar de um DATACENTER que tivesse sofrido um incêndio. Parece que a incompetência da TELEFONICA se superou mais uma vez.

  • Amderson

    Eu uso Virtua.

  • Rafael Souren

    Bom para quem já assistiu o seriado Prison Break, não me recordo qual episódio é da 4ª temporada. Mas mostra uma situação que o alarme de incendio é acionada e sala com o “datacenter” é lacrada automática que elimina o ar…em poucos minutos…rs

    como diz o Luiz

    …tem um espelho aqui no meu banheiro…[2]

  • Paulo

    Muito me estranha esse incendio no data center da Telefonica, já visitei o local alguns anos atras é a segurança é absurda. Só se anda lá dentro acompanhado de seguranças seja onde for, só se tem acesso as salas dos servidores com identificação da digital e retina, o sistema de incendio deles é dotado de gás, ou seja, assim que ocorre um incendio as portas se fecham automaticamente e todo oxigenio do local é eliminado, caso uma pessoa fique presa dentro do local ela não morre pois fica o minimo de oxigenio para sobrevivencia da mesma.
    Sem falar no sistema de geradores deles, eles possuem 3 geradores (motores de pequenos navios) que ligados juntos podem gerar energia para a cidade de Alphavile tranquilamente, na epoca do apagão as empresas ao redor queriam comprar energia da telefonica. Ou seja a infraestrutura deles é muito boa. Realmente esse incendio é muito estranho.

  • Jovem

    A solução para que estetipo de problema não aconteça mais é a operador, seja eça qual for, ter sites com “redudância geográfica”, onde vc tem a mesma estrutura, rede e infra em localidades / sites distintos, pode ser até em ruas, bairros ou cidades diferentes.

    Quando um fao deste ocorrer, a operadora terá que programar (de forma manual ou automática) a sua rede (roteadores, servidores, AAA, etc) paa o site redundante.

    As operadoras são pagaspor seus clientes, principalmente clientes corporativos por taxas de SLA bem agressivas e garantia de continuidade dos serviços. Se não estão fazendo isto, tem algo errado no processo operacional.

  • Octávio

    Obrigado! Deu certo, me cadastrei nesse opendns e tem várias opções boas!

  • Cara, não adianta, estamos no Brasil, e a realidade (infelizmente) de nossos diretores e gerentes é só gastaremos mais dinheiro com algo que já funciona, se houver lucro a curto prazo, se formos receber multa por isso e olhe la….

    Outra ponto, o OpenDNS é uma ótima alternativa independente de problemas ou não. O fato é não adianta ter um DNS, se a rota para o servidor de DNS não exisitr, ou seja, não adianta, perguntar para o Bruno onde fica a telefonica, se o Bruno não puder te escutar.

    Bom é isso, pergunte para o Itaú, que utiliza Telefonica como saida principal o que acontece se a telefonica inteira ficar fora… Simplesmente sai pela Embratel.
    Ou seja, eles sim tem plano de contigencia. Agora pergunta pra telefonica ou pra qualquer outro provedor se eles pretendem contratar a concorrencia para ser sua contigencia ??? “Claro que não afinal, usuário não tem necessidade, ele pode muito bem esperar 1 semana ou mais para a solução, visto que não existe profissionais de tecnologia que trabalham diretamente na internet, são usuários !!!” – fala sério, graças a deus sempre há uma alternativa !!!

  • avilis

    Isso sem falar que na minha regiao o speedy ta ferrado a duas semanas e a telefonica nao da nem satisfaçao de qd vai resolver

  • Milton

    Enquanto discutimos o que aconteceu no prédio da Telefonica e etc…etc..etc…
    Deviamos questionar o seguinte. Quem vai pagar essa conta? Resposta: Nós. Pois deixamos de reclamar nos devidos orgãos competentes pelo tempo que ficamos fora do ar. Com isso a dona “”verdinha”” que parece vômito, embolsa mais essa e não ressarce nenhum de seus usuários por conta própria, somente se é ameaçada por qualquer usuário de entrar nos orgãos de defesa do consumidor para fazer valer o nosso direito.
    Não somos responsáveis por qualquer incidente, acidente ou o que quer que seja. Pagamos e pagamos muito caro para ter um serviço monopolizado que deixa a desejar e muito. Lembrem do apagão que sofremos. Só fomos ressarcidos devido ao MP ter entrado com uma ação afim de garantir os direitos dos usuários.

  • aqui em Cotia a Speedy tb é um liiiiiixoh. Já estava semana inteira com 1.400kbps max (com um contrato de 2M!), mas hoje… speedtest.net da tudo entre 50 e 1000kpbs.

  • Toti
  • O problema piorou, não estamos apenas sem servidores DNS, o religamento das máquinas afetou alguma configuração de rotas e 90% dos sites estão inacessíveis (estou comentando pelo tethering do meu iPhone 3G).

    Sem falar que o OpenDNS está atrelado a práticas de dns hijacking (lê-se: eles passam um IP deles e você abre o Google através dos servidores deles, assim eles têm total acesso ao conteúdo que você vê).

    Recomendo que vocês liguem para o 10315 e solicitem os IPs do DNS do seu provedor, e eles lhe repassam. Estou usando os do Terra e não tenho problemas.

  • Complementando o meu último comentário (acima), ou foi isso ou uma terrível coincidência e mais um apagão do Speedy em São Paulo.

  • Jean Franco

    http://en.wikipedia.org/wiki/Inergen

    Sistema de combate a chamas, usa somente três gases comuns: Nitrogênio, Argônio, e Dióxido de Carbono. Baixa manutenção, baixo custo, etc. Tem até uma empresa brasileira que da manutenção, montagem, e etc desse sistema.

  • Jean Franco

    Completando o comentário acima:

    Não creio que a telefonica não tenha investido nisso, mas houve algum erro grave na estratégia. Alguem vai pra rua até o final do mes :}

  • Bruno

    ATENÇÃO TODOS.
    Vamos fazer uma campanha de doação de espelhos e ajudar a Telefônica espelhar seus Datacenter’s.

  • bruno

    Como já foi dito por alguém aí, a infra-estrutura deste datacenter realmente é muito boa. Sou Engenheiro de Computação e trabalho em uma empresa que presta serviços à Telefonica e frequentemente vamos pra lá (inclusive íamos ontem até eles ligarem avisando do incêndio). Quanto aos tais espelhos, vale ressaltar a diferença entre redundância e disaster-recovery. O conceito de redundância pode ser aplicado a um único serviço ou servidor por exemplo, não necessariamente separados geograficamente, enquanto o DR sim deve estar em localidade diferente. A Telefonica possui DR para clientes com os quais o SLA é muito alto (99,8%, sim, eles conseguem atender isso). Notem que os sistemas dos Bancos Santander e ABN não foram afetados, e têm a infra terceirizada pela Telefonica. Quanto aos sites do Grupo Pão de Açúcar, Kalunga e outros afetados, muito provavelmente o contrato de prestação de serviços prevê a indisponibilidade em caso de incêndios, visto que a opção por adotar ou não DR normalmente é do cliente.

    Em suma, os espanhóis não dão ponto sem nó.

  • Fernando

    Interessante é ouvir de novo que só clientes corporativos foram afetados. Da outra vez que a rede caiu por mais de 20 horas a Telefonica falou a mesma coisa.

    Por que mentir nesse casos ?

  • zZz

    corram pras colinas…

  • Tudo que foi escrito é uma prova da falência do sistema de privilégios e incompetencia no comando estratégico ao qual estamos sujeitos nesse país. Não vejo ninguém (nem na imprensa!) ir fundo na questão do ministro das comunicações e seu feudo no senado (acaba de conseguir a vice presidencia para seu sócio suplente na comissão de telecomunicações), aquele mesmo que praticamente inocentou a telefonica no apagão, declarando que era natural acontecer isso num sistema tão grande e complexo. Aliás, também um dos principais responsáveis pela inexistencia da concorrencia e apólogo dos monopólios como o recente descalabro da Oi telecom/Daniel Dantas. Isso é o que eu chamo de ter (helio) costas quentes em Brasília.
    E quanto ao caríssimo custo que pagamos todo mês por essa m* prestação de serviço, parece ser o preço superfaturado com a remuneração dos parlamentares picaretas, que a essa altura já são bem mais de 300.
    Abraços e espero que tomemos vergonha porque será impossível nos locupletarmos todos com essa crise.
    Bbandone

  • Julia Maria

    Cadê a contingência…..

  • Alexandre

    Mais um episódio da Telefônica. Num país do jeitinho, onde leis são maleáveis (dependendo do $$$) eles deitam e rolam. Nenhuma autoridade bate de frente com a Telefônica. Se fosse uma empresa brasileira na Espanha, imagino o tratamento (vide o que fazem com meros turistas…).
    Outro padrão da Telefônica – vc liga pedindo informações ou auxílio nesses casos e, quando o atendente se vê em dificuldades simplesmente desliga na sua cara, como se houvesse caido a linha. Ou seja ‘danem-se os tupiniquins’.

  • lucas nogueira

    Pessoal,ja trabalhei la dentro,e posso dizer que aquilo ali é lixo,equipamentos ultrapassados amontoados em todo lugar,predios abandonados á sorte,gente incompetente,pessima administracao,mas cobrança em valores de Europa e serviços de afeganistao.

  • Analista UOL

    O pior é que os atendentes de lá pedem para ligar para a gente aqui do UOL.
    francamente…
    nosso DNS funciona

    200.221.11.100
    200.221.11.101

  • Reforçando um dos comentários aqui em cima… A telefonica tem uma cota muito grande como anunciante ao ponto de fazer esse incidente ser ignorado pela imprensa? Exceto o que saiu aqui (com destaque na primeira página do UOL apenas durante a madrugada), não se fala no assunto, como se o cliente speedy fosse um completo idiota alienado (desculpe a redundância, mas como parece estar faltando no mercado…)
    Acho muito importante reparar que isso esta acontecendo dentro da comunidade de tecnologia da INFORMAÇÃO….
    Por coincidência, só agora 13:19 hs… estou ouvindo uma notícia sobre isso na CBN, mas é chocante como eles apenas reproduzem (dando o crédito) a notícia da agência folha e a nota oficial da telefonica, comprando a idéia de que só os clientes corporativos sofreram as consequências…
    Vai mal o jornalismo brasileiro também…

  • Cesar

    È Andre Matta, pelo que me parece voce é que não sabe o custo uma parada não programada para estas empresas que utilizam o serviço da Telefonica.

    Corretoras, a Kalunga que este sem seu e-commerce e sem telefone.

    Não fale o que você não sabe amigo.

  • ÚNICO

    Vcs se queixam da Telefonica, do Speedy, das multinacionais, etc… Ora, façam o seguinte: mudem para a o AJATO, banda larga via cabo. Esse sistema Speedy da Telefonica, via ADSL, ou seja, utilizando o cabeamento telefonico só funciona e ainda assim de forma precária, quando utiliza-se fibra ótica como meio de transmissão. No Brasil, apenas alguns ramais possuem esse tipo de fiação. Aliás em muitos países o sistema ADSL é considerado obsoleto e faz parte da idade da pedra da Internet.

    • @unico mas mudar pro Ajato não muda muita coisa… o fornecedor de serviço é o mesmo, a Telefonica.

  • vinicius

    vamos voltar a epoca da pedrada e paulada mesmo q acabamos com esses problemas……

  • e a ANATEL????

  • Eduardo

    Cesar, “não sabe o custo uma parada não programada para estas empresas que utilizam o serviço da Telefonica” com certeza foi mensurado.

    E com certeza foi decidido que é mais barato pagar, via uma seguradora, à estes Clientes pelas horas indisponíveis ou, talvez, o SLA assinado em contrato com eles é de 99.5% que diz que pode ficar até 43+ horas indisponível.

    Criar um Data Center secundário para Disaster Recovery, ainda mais do porte da Telefônica, além de um plano de recuperação e de manter este 2o D.C., é muitíssimo caro sendo, às vezes, até mais caro que o 1o D.C.

    Portanto, as empresas avaliam se sai “mais barato” pagar o não cumprimento de SLA e investir parte deste dinheiro em prevenções.

    O problema é que, fogo, pode ter partido até de um coitado que ligou seu carregador de celular comprado no farol, em uma tomada perto do lixo e foi almoçar…. pronto, todo o investimento foi pro brejo.

    Quando dizem que “não é simples e barato criar um 2o D.C. para D.R.”, é isto mesmo…

  • Caros,

    O serviço já foi normalizado ?
    Ontem nem usei internet e hoje vou precisar, não estou muito afim de correr risco !!!

    Abraços !!

  • Marcus Tadeu

    Depoimento de um CLIENTE satisfeito:

    Parem de reclamar e mudem de fornecedor!

    É por essas e outras que eu, saí da “Sibéria” e, mudei para o Virtua.
    A qualidade do serviço é, de longe, muito melhor!!! E com uma relação custo-benefício excelente!!!

    Meu fixo agora é o Livre da Embratel. Além de eu não pagar mais assinatura, o “detecta” deles não custa R$12,00 por mês… O “detecta” deles é de graça!!!!!

    Comparativo (SP):

    Gastos mensais na Era “Telecômica”:
    Fixo + “Slowly” + Detecta + Serv. “inteligentes” + Provedor = R$170,00
    Qualidade do serviço: De Boa a péssima!

    Gastos mensais na Era Net/Embratel:
    Fixo + Virtua + TV Aberta por cabo + VoIP = R$105,00
    “Detecta” e Provedor inclusos no valor!!!
    Qualidade do serviço: De Excelente a Regular!

    SKAVURSKA!!!

  • carlos amaral

    gostaria de informar que os endereços informados do OpenDNS estao trocados, o endereço preferencial é 208.67.222.222 e o alternativo é 208.67.220.220, conforme o proprio site do OpenDNS informa: https://www.opendns.com/start/device/windows-xp
    uso este serviço, ou melhor estes endereços a muito tempo, e nunca tive problemas com acesso a nenhuma pagina em toda a internet. recomendo a todos. abraços.

  • Carlos

    Infelizmente para muitas regiões, o usuário só tem duas opções:Quer ? ou não quer? E aí só resta usar a Telefonica. O que realmente deveria ter ocorrido era a entrada das Operadoras espelhos que iriam concorrer no mercado e oferecer preços e serviços cada vez melhores, senão… Mas nosso governo, que está mais interessado em colocar os filhos como sócios das operadoras, está ajudando as fusões e com isso vamos cada vez mais continuar a ter somente duas opções: – quer? ou não quer?…. parabéns ao povo brasileiro por vender seus votos em troca dos programas de assistencialismo… Vejam o que esta acontecendo neste pais… estamos caminhando para ser como CUBA…. barba, charuto, amizades do governo com os paises desta mesma linha…tudo leva a prever isto…

  • e viva o servico mal feito da telefonica novamente,

  • Analista UOL

    Como diz o Carlos, muita gente não tem escolha, uso Speedy porque não tem disponibilidade de Virtua na minha residência, mas quando tiver, mudo de imediato!

  • Kan

    E não é só a telefônica, tenho tido problemas com a CTBC tbém. É o caos generalizado, se os brasileiros fossem mais ativos e cobrassem mais! Provavelmente não teriamos esse tipo de problema! Não é essa ou aquela estrutura empresarial e/ou funcional, isso é Nacional!

  • http://wikimapia.org/#lat=-23.5028435&lon=-46.8441796&z=18&l=0&m=a&v=2

    wikimapia é um site legal que mapea lugares no mundo. Telefonica tb