Telefonia via internet, de graça!

T

Todo mundo está cansado de ouvir que a telefonia VoIP é a forma mais barata de falar com qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo. Ligações de VoIP para VoIP são gratuitas, e de VoIP para um telefone comum (o chamado “Call Out”) muito baratas. O inconveniente é que, no último caso, você precisa comprar “créditos” para ligar para telefones comuns. Dependendo da “operadora”, Skype por exemplo, isso envolve um cartão de crédito internacional e uma compra em moeda estrangeira (pacote mí­nimo de 10 Euros, no caso). É verdade que o eventual incômodo é um pequeno preço a pagar pela economia que você vai fazer, mas isso ainda impede muita gente de experimentar o Call Out, que no final das contas é a grande sacada do VoIP.

Bom, agora não é preciso pagar mais nada, pelo menos se você fala pouco. A SIPPhone, dona do Gizmo Project (um concorrente do Skype), lançou um serviço online chamado GizmoCall, que dá 5 minutos diários de conversa, de graça, para ligações para quase qualquer telefone fixo no mundo. Quer mais? Basta fazer um cadastro gratuito no site pra aumentar o limite pra 10 minutos diários. E você não precisa instalar quase nada no PC, basta ter um navegador com o Flash 9 (testei no Safari e Firefox) e baixar um minúsculo plugin. O serviço funciona com PCs com Windows e Macs (o site promete suporte ao Linux em breve).

Para fazer uma chamada é só acessar o site, digitar o número que quer chamar (para números no Brasil o formato seria +55 seguido do codigo da cidade e numero do telefone, ex: +551168776088) e clicar no botão Call. Pronto! A qualidade de voz é a mesma de uma ligação VoIP via Skype ou outro serviço qualquer, e se você precisar de mais do que 10 minutos diários basta comprar créditos para continuar usando o serviço. Excelente notí­cia para quem usa pouco o telefone, ou tem parentes e amigos morando em outra cidade.

Sobre o autor

Rafael Rigues

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos