Gadget do dia: Telefone sem fio Panasonic KX-PRW110 com Smartphone Connect

G

Nova tecnologia permite interligar até quatro smartphones ou tablets com a linha telefônica de casa ou do escritório.

Conhecida pela sua linha de telefones sem fio, a Panasonic colocou recentemente no mercado uma nova linha batizada de Design Premium Dect formada pelos modelos KX-PRW110 (básico) e KX-PRW120 (com secretária eletrônica).

Panasonic_kx-prw110_deitado

A grande sacada desse aparelho é que a base do mesmo vem equipada com uma interface Wi-Fi 802.11bgn, o que permite que o mesmo se conecte com um smartphone via rede sem fio, permitindo assim que ele tanto receba quanto faça chamadas pela linha fixa da casa ou do escritório.

Panasonic_kx-prw110_diagram

Para isso é necessário apenas que o local tenha um roteador Wi-Fi já ligado na internet e a instalação de uma App disponível tanto para os dispositivos com iOS quanto Android. Observe porém que não é possível usar o aparelho da Panasonic para fazer ligações usando a linha do celular (isso é possível através de outro modelo citado no fim desse post).

O vídeo abaixo explica mais detalhadamente esse recurso:

Tecnicamente falando esse aparelho segue o padrão DECT 6.0 (Digital Enhanced Cordless Telecommunications 6.0) e trabalha na frequência de 1,92~1,93 GHz o que permite conectar mais aparelhos na sua base, formando assim uma central telefônica doméstica onde o usuário pode transferir uma ligação externa de um ramal para outro (inclusive do telefone para o smartphone/tablet), ligar de um ramal para outro, usar um dos telefones adicionais como babá-eletrônica, compartilhar a mesma agenda telefônica com todos os ramais, não recebe ligações indesejadas (até 100 números previamente cadastrados na sua “lista negra”), etc.

Panasonic_kx-prw110_esq

Outra característica interessante desse aparelho é que sua base também funciona como uma estação repetidora de sinal Wi-Fi, expandindo assim o alcance da rede local pela casa. E para aqueles que abominam baterias exóticas, a boa notícia é que esse aparelho é alimentado por duas pilhas recarregáveis do tipo AAA de Ni-MH . A empresa porém proíbe o uso de outros tipos como Alcalina ou Ni-Cd.

Panasonic_kx-prw110_dir

Fora isso, ele ainda conta com sistema de redução do ruído do ambiente, melhorando assim a qualidade da ligação, recebe SMS, pode funcionar como despertador…

Panasonic_kx-prw110_topo

… e além da tradicional função de localizar o auscultador do telefone (que responde um sinal enviado da sua base) ele também pode ser usado para localizar outros objetos perdidos pela casa, desde que estejam amarrados num KX-TGA20, um curioso acessório na forma de chaveiro que responde à um sinal enviado do telefone sem fio na forma de um bipe sonoro, cuja intensidade aumenta a medida que nos aproximamos do dito cujo.

big_KXTGA20

A previsão é que esse aparelho chegue ao nosso mercado em fevereiro deste ano por um preço ainda a ser divulgado. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Enquanto o KX-PRW110 ainda não está por aqui, a Panasonic do Brasil acabou de anunciar outros modelos para o nosso mercado, o que inclui um que incorpora uma funcionalidade semelhante, porém baseada em outra concepção/tecnologia.

Trata-se do modelo KX-TGH260 que é um aparelho com design mais parecido com os outros modelos da casa, também compatível com o padrão DECT 6.0 só que ao contrário do KX-PRW110 ele pode se conectar com até dois smartphones ou até um fone de ouvido via bluetooth.

Panasonic_kx-tgh260

Pelo que vimos no seu manual do usuário, a interação entre o telefone sem fio e o smartphone é feita por outra tecnologia batizada de Link-to-Cel onde o smartphone funciona mais como uma segunda (ou até terceira) linha telefônica que pode ser operada remotamente pelo aparelho da Panasonic. De fato é até possível configurá-lo para ser usado apenas com a linha celular, o que pode ser uma opção atraente para aqueles que nem mais tem telefone fixo em casa.

Isso também pode ser uma solução para aqueles cômodos das casa onde o sinal de celular não chega bem — ou seja — coloque o celular num local onde o sinal é mais forte e opere-o remotamente. Outro atrativo do KX-TGH260 é que ele pode receber SMS que chegam no celular e até funcionar durante um apagão de luz já que ele conta com uma bateria de reserva na sua base.

Panasonic_link-to-cel

Observamos porém, que neste aparelho não é possível fazer uma ligação pela linha fixa usando o celular, o que significa que, de um certo modo, a tecnologia Link-to-Cel funciona de maneira oposta a do Smartphone Connect.

Fora isso, ele incorpora muitas das comodidades típicas dos modelos da Panasonic, como visor amplo e legível, teclado branco e iluminado, bloqueador de chamadas indesejadas, sistema redutor de ruídos/equalizador de som, secretária eletrônica embutida (com acesso externo), viva-voz e um curioso modo noturno onde é possível programar um horário em que você deseje que o telefone não toque.

O preço sugerido desse aparelho é de R$ 449 e pode ser encontrado na loja on-line da Panasonic

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="94806 http://www.ztop.com.br/?p=94806">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos