ZTOP+ZUMO

TEDx São Paulo e o poder de transformar o mundo

TEDxSP

E hoje, o dia todo, acontece o TEDx São Paulo. É difícil resumir aqui, em palavras rápidas, as curtas palestras de 15, 20 minutos que, de um jeito ou de outro, mostram – e seguem – o tema oficial – “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?”.

De designers de carros, de bicicletas, de informação, gente do teatro, engenharia, educação, direito, o fato é que o TEDx SP é uma paulada de realidade na cara de muita gente da platéia. Como assim tem um projeto de tirar água do ar, e foi feito por brasileiros, e realmente existe? Como fazer uma bicicleta de bambu? Como cuidar da ética dos nossos filhos? Como o teatro e as artes levantam a discussão e o engajamento em comunidades carentes? Como as lan houses representam 48% dos acessos à web no brasil? (e essas são só algumas das questões que ficam na minha mente agora).

A ideia é levantar discussão, debate, mexer com a cabeça de quem está aqui. É uma overdose de informação complicada de resumir, e que aconselho a todos (mesmo àqueles que acham que só tecnologia importa para o futuro) que vejam as palestras quando elas forem ao ar na web – e eu publico os links aqui, com certeza. Vale cada minuto.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Anderson 14/11/2009, 13:31

    Se tecnologia fosse suficiente para garantir o futuro de qualquer nação, romanos, egipcios, maias e toda essa turma ainda existiria…

    Tecnologia é apenas uma ferramenta para o desenvolvimento, não é uma garantia absoluta de sobrevivência. Há vários exemplos de tribos que sobrevivem se valando de metódos arcaicos, mas por mais incrível que pareça, eficientes.

    Bem, isso é um assunto muito longo, com várias ramificações.

  • scheldon 14/11/2009, 14:29

    … cara, essa brincadeira já perdeu a graça.

  • Fabiano 14/11/2009, 16:52

    Também não tô vendo brincadeira alguma! Aliás, já ouvi falar – e muito bem! – desse TEDx! Ansioso pelos vídeos!

  • Evaldo Bazeggio 15/11/2009, 07:18

    O poder de transformar o mundo está na nossa capacidade de colaboração. Colaboração verdadeira é um ato de amor. Não deixem de ver os vídeos. Eu estava lá e foi uma experiência incrível.

  • dflopes 16/11/2009, 10:27

    já foram disponibilizados os vídeos?

    Qualquer mudança na rotina (paradigma) é dolorosa, só que necessária (na marioria das vezes).

    • Henrique Martin 16/11/2009, 10:43

      @david ainda nao vi os videos (vao oferecer em HD, e um por dia, ate onde sei)