Panasonic relança a marca Technics

P

Panasonic anuncia dois novos sistemas de som de alta fidelidade com a marca Technics que, segundo ela, oferecem um “som emocionalmente envolvente”

Durante a CEATEC 2014, que aconteceu no início de outubro em Tóquio, apesar de todo o confete em cima da sua nova estratégia 4K World, a Panasonic também anunciou a volta dos equipamentos de som Technics — uma marca conhecida por aqui até hoje devido a popularidade de seus toca-discos de vinil e fones de ouvido.

Para quem não se lembra, a Panasonic criou o nome Technics em 1965 como uma marca premium para sua linha de aparelhos de som de alta fidelidade (ou Hi-Fi).

Seu primeiro produto foi o Technics 1, um jogo de caixas de som compacta com desempenho de caixas grandes, seguido pelo Technics 10A (um pré-amplificador valvulado + 1 transístor) e, em 1970, foi lançado o Technics SP-10, o primeiro toca-discos com sistema Direct Drive do mundo. O último equipamento de som da marca foi o toca discos Technics SL-1200 MK6  lançado em 2008 e que ainda hoje é um produto fortemente associado a cultura Hip-Hop.

E neste mesmo ano, a Matsushita também reformulou sua estratégia global de branding reunindo todas as suas marcas/linhas de produtos sob o nome Panasonic. Mesmo assim, a empresa continuou a desenvolver novas tecnologias de som digital, especialmente no segmento de DSPs (Digital Signal Processors).

Mas, segundo o pessoal de Osaka, nos dias de hoje existe certo um clima de nostalgia na comunidade de audiófilos, sendo que muitos desejam/demandam equipamentos de som de alto desempenho capazes de reproduzir sons cada vez mais naturais/de alta fidelidade e é claro que muitos estão dispostos a pagar por isso.

Assim sendo, em comemoração à marca que completa 50 anos em 2015, a Panasonic aproveitou a deixa e anunciou em grande estilo a volta dos equipamentos Technics, junto com o novo slogan “Rediscover Music / Technics”:

Inicialmente são dois novos sistemas. O Reference System R1, um modelo topo de linha formado por três componentes: o Stereo Power Amplifier SE-R1,  o Network Audio Control Player SU-R1 e o Speaker System SB-R1.

Technics_Class_R1

Já o Premium System C700, que é uma linha mais em conta, porém baseado na mesma tecnologia básica do do Reference System. Ela é formada pelo Stereo Integrated Amplifier SU-C700, o Network Audio Player ST-C700, o Compact Disc Player SL-C700 e o Speaker System SB-C700:

technics_Premium_Class_700

Segundo Michiko Ogawa — atual diretora do projeto Technics, famosa pianista de jazz no Japão e ex-engenheira de áudio da antiga divisão Technics — o conceito por trás da nova linha de produtos é o que ela chama de “Technics Definitive Sound” que se baseia na experiência acumulada em décadas de desenvolvimento e pesquisa de equipamentos de som que pode ser resumida em três elementos técnicos:

  • Tecnologia Digital Acurada — que garante a transmissão de sinal com as características de fase e ganho precisas  e a  ideal conversão de potência.
  • Tecnologia de sinal sem ruído — que reduz o ruído por todo o sistema. o que torna o equipamento ideal para áudio digital.
  • Tecnologia de “acústica emotiva” — que proporciona uma imagem de som clara e espaçosa por meio de uma largura de banda ultra-larga e altos alcance dinâmico.

O resultado de todas essas tecnologias é o que ela descreve como um “som emocionalmente envolvente” que é um tipo de experiência musical única para cada um de nós.

Segundo a Panasonic, esses produtos devem chegar inicialmente no mercado japonês e europeu (ou mais exatamente na Inglaterra, Alemanha, França e Suécia) e posteriormente para o resto do mundo.

Mais informações no site global da marca.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos