ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

TDK anuncia produção de tela transparente para celulares

Se você é um daqueles que não consegue sair da frente da tela do celular, em breve poderá andar mais tranquilo sem o risco de dar com a cara num poste ou encher a traseira do carro da frente.

A TDK Corp anunciou ontem (31/maio) que iniciou a produção em massa do UEL476, sua primeira tela eletroluminescente em cores para uso em telefones e outros dispositivos de mão. A tela de matriz passiva mede 36,0 × 47,9 cm e tem resolução nativa de 320 x 240 pixels (QVGA).

Essa tela utiliza uma tecnologia batizada de Organic EL (Electro Luminescent), que utiliza materiais orgânicos montados em camadas que emitem luz ao receberem uma corrente elétrica. Fora isso essas telas tem bom nível de brilho (150 cd/m2), ótimo ângulo de visão e tempo de resposta. Seu nível de transparência é de 40% e o mais interessante: o conteúdo mostrado na tela não pode ser visto por trás, garantindo assim a privacidade do seu uso.

A empresa começou a pesquisar eletroluminescência desde 1991, sendo que os primeiros materiais Organic EL foram criados em 1995 e o produto final ficou pronto em 2000. O objetivo agora é de ampliar essa linha de produtos além de melhorar a qualidade de imagem e sua vida útil.

Apesar do anúncio de ontem, fato é que a TDK está fabricando essas telas desde março de 2011, produzindo algo como 10.000 telas/mês.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • cdsmaker

    Não vejo nenhuma utilidade/funcionalidade relevante que não seja apenas o visual.

  • pq eu não tenho uma tela dessa no parabrisa do carro?

    Ao inves de ser todo o vidro, poderia ser apenas uma camada na parte inferior…
    At~e mesmo no capacete de moto? Óculos? Tudo para se ter um HUD!!!

    • beagle

      Ja pensei nisso tambem, seria legal ter nesse vidro estilo um gps, ou entao informacoes da estrada, etc… algo bem futurista! hehe

  • Pingback: TDK anuncia produção de tela transparente para celulares | Blog Energy()