ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Takara Tomy Sumapon

Mascote digital Sumapon interage com o usuário quando este “senta” na tela do smartphone.

Da série “a Internet das Coisas vai pegar você (ou pelo menos te chamar num canto para bater um papinho aranha)” o Sumapon é um daqueles curiosos exemplos de como proporcionar novas experiências de comunicação em um mundo cada vez mais visual e conectado.

Sumapon_overall

Criado pela fabricante de brinquedos favorita deste Ztop — a Takara Tomy — o Sumapon é um pequeno dispositivo na forma de um robozinho, cuja face é formada por uma matriz de pontos coloridos, capazes de formar expressões como se fosse — digamos — um Emoji em 3D. A parte “inteligente” desse brinquedo fica por conta de uma App gratuita disponivel para iOS e Android.

Sumapon_faces

Ele está disponível em seis cores, sendo que cada um deles tem uma personalidade própria (normal, pai, mimado, geek, irmã mais velha e “ranzinza”) e uma maneira peculiar de falar e de se expressar fazer caretas.

Uma grande sacada do Sumapon é que ele não precisa de nenhuma fonte de energia para funcionar.

Pelo que entendemos, cada ponto de imagem da cara do Sumapon é gerado pelo próprio smartphone e enviado para a face do brinquedo através de uma interface óptica (= dutos de luz?) Algo simples, prático, criativo e (o mais importante para a empresa) muito barato de ser produzido!

Sumapon_app

A app do Sumapon coleta alguns dados pessoais do usuário (sexo, tipo sanguíneo, comidas favoritas, etc.) para criar um perfil e — com isso — criar um vínculo de comunicação/interação com o usuário por meio de joguinhos, comentários, frases e observações (de acordo com o contexto), ler a sorte da pessoa, etc.

E dependendo das reações do usuário o comportamento do Sumapon pode mudar com o passar do tempo. Para isso, a app conta com um sistema de reconhecimento de voz e um vocabulário de ~2 mil palavras que podem ser ampliadas por meio de atualizações pela web.

O Sumapon mede aproximadamente 4,4 × 4,1 × 4,4 cm(L x A x P) pesa 30 gramas e tem preço sugerido de 1.620 ienes (~R$ 54) e já pode ser encontrado na lojinha da empresa ou no Amazon.co.jp.

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Para promover esse novo produto, a Takara Tomy escalou a modelo/tarento Fujita Nicole como garota propaganda.

Fora isso já foi anunciado planos de que a empresa irá lançar uma versão do Sumapon com a voz de Fujita até o fim deste ano.

Corram para as montanhas!!!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima 06/07/2016, 13:47

    Como é que se diz?
    Wai-wai!

    • Mario Nagano 06/07/2016, 15:38

      わい わい !

    • dflopes 28/07/2016, 15:12

      tb nome de uma aldeia em Oriximiná-PA: os Way-Way

      • Adriano De Lima 28/07/2016, 15:25

        Pra mim os índios que temos aqui vieram da Ásia perdidos em navegações aqui.