Gadget do dia: Smart Potato Chips da Takara Tomy

G

Agora você pode apreciar suas batatinhas fritas e usar seu smartphone sem engordurar a tela.

Em 2010 noticiamos o lançamento do Potechi no Te (ポテチの手)…

… um curioso utensílio na forma de pegador de objetos criado especialmente para segurar salgadinhos sem sujar suas mãos!

Essa engenhoca foi lançada pela divisão A.R.T.S. da fabricante de brinquedos favorita deste Ztop+Zumo — a Takara Tommy — e foi criada por Yoshinobu Kaneko que se inspirou no hábito dos nipões de comerem batatas fritas com hashi (pauzinhos) enquanto leem livros, revistas e até mesmo quando jogam, evitando desse modo que eles fiquem engordurados.

Assim, juntando uma coisa com outra ele concluiu que poderia criar algo como uma garra mecânica (como as pinças de um robô) ou mesmo uma cabeça de animal que pegaria a batata com sua mordida.

No final, o formato escolhido foi o de uma mãozinha com luva — no melhor estilo Mickey Mouse — que passa a impressão de estarmos pegando algo:

E como era de se esperar de um produto (err…) “hitech” japonês (ou de um marketeiro muito criativo) —  a propaganda da época dizia que ele incorporava diversas tecnologias como o NBCS (No Brocken Crunch System) que permite controlar manualmente a força da garra para não quebrar a batatinha, o FECS (Finger Easy Crunch System) um sistema autolimpante que elimina o acúmulo de resíduos nos dedos e o NTTS (No Table Touch System) um pezinho na sua base que impede que a palma da mãozinha encoste na mesa.

O interessante é que esse produto vendeu muito na sua época, de modo que a Takara Tomy continuou a desenvolver e melhorar esse produto, introduzindo em 2012 o bizarro Terebi no Te

… que é um controle remoto para TV equipado com um acelerômetro interno que transforma os movimentos em comandos básicos de TV como ligar/desligar, trocar de canal ou regular o volume: 

A diferença neste caso é que esse dipositivo não serve para pegar batatinhas, mas ele conta com mais duas tecnologias: O FSS (Finger Skip System) que permite folhear revistas com a ponta do seu dedo…

… e o FLS (Finger Lighting System) que é uma lâmpada de LED montada na ponta do dedo que permite ler no escuro — GENIAL!!!

Mas como boas idéias (ou a falta de novas) nunca morrem, a empresa anunciou recentemente a terceira versão desse produto que é o Smart Potato Chips (スマートポテトチップス)…

… que é meio que um retorno ao conceito do Potetchi no Te original, só que como agora vimemos num mundo conectado, essa nova versão conta com um dispositivo apontador do tipo stylus na sua base, o que permite operar um smartphone sem tocar na tela!

Como é que ninguém pensou nisso antes? ?

Esse produto está sendo lançado em parceria com a fabricante de batatas fritas Calbee de modo que ele está disponível em quatro modelos, sendo que cada um deles está associado à um produto/sabor da marca:

Ele pode ser encontrado no Amazon.co.jp com preços que variam de 1.093 a 1.127 ienes (R$39~40).

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos