ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Takara Tomy Joujou Cube Touch

Empresa reinventa o jogo de carimbo no formato digital que agora imprime imagens na tela do iPad.

A fabricante de brinquedos favorita deste ZTOP — a Takara Tomy — anunciou uma nova linha de brinquedos futuristas chamada Joujou, que tira proveito das tecnologias digitais para criar novas experiências interativas, incentivando assim o aprendizado e entretenimento de crianças com idade pré-escolar e até seus pais, é claro:

E o primeiro produto a chegar no mercado japonês é o Joujou Cube Touch, um curioso conjunto de bloquinhos que poderia ser descrito como um jogo de carimbo digital, ou seja, eles permitem que a criança estampe imagens que animais e objetos na tela de um tablet que, por sua vez, ganham vida e podem ser usados em diversas em atividades interativas. Esse sistema funciona apenas em tablets com iOS (boo!) de modo que o software do brinquedo só pode ser baixado gratuitamente na lojinha de Apps da Apple.

JouJou_cube_overall

A empresa divulgou um vídeo que o mostra o Cube Touch em funcionamento. Note que é possível combinar dois carimbos ao mesmo tempo (objeto + atributo) permitindo assim criar variações como um [animal] + [grande] ou [animal] + [pequeno]. Fora isso, existem carimbos específicos para interagir com os objetos na tela (mão, zoom, exclamação etc.)

Fora isso, também é possível jogar mini-games:

A empresa não divulgou detalhes sobre como esses blocos funcionam, mas como eles não consomem energia, nosso palpite é que sua base deve ser feita do mesmo material condutor usado naquelas pontas de canetas do tipo “stylus” usado em tablets. De fato, nas laterais desses blocos existem aberturas pretas que devem fazem o contato elétrico da nossa mão com a base do bloco.

Além disso, eles devem ter algum tipo de comando de toque — como dois ou mais ressaltos posicionados de diferentes maneiras — formando assim uma espécie de “set de comandos de toque” que são passados via toque para o tablet. Uma solução simples, elegante e principalmente de baixo custo.

Inicialmente o Jojo Cube Touch está disponível em duas versões: Ikimono ( いきもの ) cujo tema são criaturas vivas…

JouJou_cube_ikimono

… e Machi (まち) cujo tema são cidades:

JouJou_cube_machi

Eles já podem ser encontrados na lojinha da empresa ou no Amazon do Japão, pela bagatela de 2.916 ienes (~R$ 74,25). Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima 12/05/2015, 16:24

    Realmente não disponibilizar no Android foi chato….. fora isso é um presente e tanto!

    • Mario Nagano 31/05/2015, 18:50

      Acredito que essa decisão tenha sido tomada devido ao fato do iOS oferecer uma plataforma de hardware mais uniforme (tela de 8″ ou 10″ na proporção 4:3) se comparado com o Android.