ZTOP+ZUMO

TABO: Um robozinho para iPad Pro

Empresa cria robô que sincroniza seus movimentos com as imagens apresentadas na tela do tablet, proporcionando assim novas experiências interativas.

Robozinho que anda sobre tablets vocês já viram aqui neste Ztop, mas um que interage com a tela ao mesmo tempo, para mim, é novidade.

Esta é a proposta do TABO, um curioso robô de brinquedo criado pela Touch + em parceria com as empresas Bascule e Progress Technologies. Ele foi concebido especificamente para andar sobre a tela de um tablet — ou mais exatamente no iPad Pro com sua imensa tela de 13 polegadas.

TABO_child

A grande sacada desse produto é que ele interage com o tablet por meio de três ressaltos na sua base. Eles funcionam como dedos, que enviam comandos de toque, informando assim a sua exata posição na tela. Já os comandos de movimento do tablet para o robô são enviados via bluetooth LE.

A combinação dos movimentos do robô com as imagens da tela do tablet proporciona uma nova experiência que combina o mundo real com o virtual. Ao mesmo tempo, ela abre novas possibilidades para a criação de inúmeras aplicações criativas, tanto na área de educação quanto de entretenimento:

Para isso, a empresa também irá estimular o desenvolvimento de aplicações por meio de um SDK para iOS 9.1 (ou superior) baseado nas linguagens Swift, da Apple, e Objective-C, o que pode atrair também a comunidade de hackers e makers.

TABO_programming

O robozinho mede 3,2 x 3,7 x 3,8 cm (LxAxP) e pesa 35 gramas e sua autonomia é de, aproximadamente, 30 minutos (e pode ser recarregado via porta USB micro). Sua velocidade máxima é de 33 cm/s e ele consegue dar um rodopio de 180° em apenas 1 segundo.

Fora isso, a empresa também irá disponibilizar duas apps para iOS: o TABO Controller e o TABO app.

TABO_design

O produto será apresentado oficialmente no próximo dia 26 de fevereiro, no Sensors Ingnition, que será realizado no Toranomon Hills Forum, em Tóquio, Japão. Seu preço sugerido ainda não foi revelado.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.