ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Symbian Belle: pode um cachorro velho aprender novos truques?

Junto aos novos smartphones 700, 701 e 600, a Nokia anunciou hoje a mais nova atualização do sistema operacional Symbian, codinome Belle. Será o suficiente para segurar a onda na plataforma em chamas e segurar a ansiedade até a chegada do Windows Phone?

Até a Apple lançar do iOS 5, o Symbian Belle pode gritar que tem notificações de sistema na barra de status, e o iPhone não tem (ainda).

Interface. Vendo as telas do Belle divulgadas pela Nokia, é a evolução do Anna, com algumas modificações. Os “live widgets” continuam firmes e fortes (eu, particularmente, não gosto muito desse conceito nem no Symbian nem no Android), mas agora a Nokia diz que eles têm “cinco tamanhos distintos”. E criaram botões de liga/desliga para ativar Bluetooth, Wi-Fi e modo silencioso, entre outros (outra coisa que o Android faz bem, por sinal).

NFC. Já falei isso aqui, mas vale repetir: em 2007, na CES, vi uma demo de NFC com um aparelho Nokia pagando contas via Mastercard usando NFC. Estamos em 2011 e agora, somente, começam a aparecer aplicações decentes para a tecnologia sem fios (não posso reclamar: em 1999, vi uma demo incrível sobre o futuro do Bluetooth, que demorou anos e anos para “pegar”). O Symbian Belle vem pronto pra NFC, e os novos aparelhos também.

Outras novidades/melhorias do Belle: até seis telas iniciais (argh), modo de navegação e barra de opções na parte inferior da tela imitando o que já temos no Nokia N9, novos aplicativos corporativos da Microsoft (incluindo Lync, SharePoint, OneNote, Exchange ActiveSync e PowerPoint Broadcaster) e algo que a Nokia chama de “multitask visual” (alternar entre imagens dos aplicativos abertos para ver o que está acontecendo).

Respondendo à pergunta do título: sim, um cachorro velho pode aprender novos truques.

Os novos 700, 701 e 600 me parecem uma resposta tardia a um ponto pouco lembrado da “plataforma em chamas”: além de demorar a responder no mercado de smartphones, a Nokia apanhou e perdeu muito mercado pela invasão chinesa em seus grandes mercados low-end (Índia, China e Ásia em geral). Pelo menos tio Stephen Elop, mesmo criticado, me parece que botou energético na água de Espoo para acelerar o desenvolvimento de novos produtos (relativamente baratos) e sua data de lançamento. Lembre que os smartphones Belle anunciados hoje têm previsão para lançamento neste trimestre ainda, algo raro na Nokia antiga (N95, N97 = mais de seis meses entre anúncio e lançamento, certo?).

A expectativa pelo Windows Phone continua, claro (em 26 de setembro, Nokia World está aí). E é por conta dessa expectativa que acredito que muita gente possa deixar o cachorro velho, mesmo com novos e belos truques, de lado. E vale lembrar que, depois do Belle, serão mais dois upgrades até o Symbian ir para o céu dos sistemas operacionais fazer companhia para o webOS.

Em tempo: todos aparelhos com Symbianˆ3 (Nokia N8, E7, C7, C6-01, X7, E6 e 500) terão atualização para o Symbian Belle “nos próximos meses”.

 

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Nokia 700, 701, 600: Symbian Belle e processador de 1 GHz()

  • Cópia descarada do android…

    mas melhor copiar do que continuar esse lixo atômico que é o sybiam. Pelo menos esse elogio eu faço a apple, que iniciou essa revolução. Mas agradeço muito mais a google, pois, acho o android tudo que há de melhor no mundo!

    • João Victor

      kkkk, o Android não pode falar nada amigo, já que é 100% copia do iOS

    • Thiago Biasotto

      Vamos para com essa palhaçada de android, essas pessoas que falam mal da symbian é porque sentem ciumes das atualizações que estão sendo lançadas atualmente pela nokia:

      1º todos os tipos de sites que entro sempre tem algumas (varias) pessoas falando isso e aquilo da nokia, sinceramente acho que morrem de ciumes e estão doidas para ter um nokia (Principalmente N8, N9 dentre outros), existem tantas funcionalidades nestes celulares, fica facil fal sem praticar;

      2º qual celular tem uma câmera de alta definição (HD) até o momento ?, Transmissão FM, reprodução de videos, fotos jogos por cabo HDMI, conexão com Pen driver através de cabo.

      Essas são somente algumas funcionalidades desse aparelho e outros não tem, como é o caso dos androids……….

      • leo

        qualquer celular tem isso hoje ô maluco

    • Rainor

      Pois eu tive o Milestone 1 e 2, Samsung Galaxy S (e testei o 2), e possuo um Galaxy Tab. Agora tenho um Nokia E7 e afirmo, o E7 com Anna é bem melhor que qualquer android que já passou pelas minhas mãos. Sem contar que agora tenho gps e mapas que funcionam offline de verdade (com navegação), uma bateria que dura 3 dias, uma câmera melhor, tudo isso num corpo de alumínio (não de plástico). Nem dá para comparar.

      • leo

        isso porque nao te apresentaram o iOS ainda

    • @mvpmichel
      Baseou-se em que para fazer esse comentário? Certamente foi na sua clara falta de conhecimento.
      Conhece Maemo? Sabe quem seu suporte a esse OS? Procure no Google e verá que o N900 já possuia essas funcionalidades (como notificações de sistema na barra de status, widgets de tamanhos personalizáveis, etc). Logo, tenha mais cuidado com suas afirmações inflamadas de um típico fanboy.

  • helviomota

    Um belíssimo hardware, uma câmera idem. Com esse 'tapa' no SO, não troco meu N8 tão cedo…

  • e o N8 vai ficar firme e forte aqui depois dessa atualização!

    • lembrando que o WebOs não foi pro céu.

      Ele será vendido junto da divisão de computadores pessoais da HP, ou seja, se ainda existir um notebook HP no futuro, essa mesma empresa pode criar um ecossistema para o WebOs, como a HP pretendia.

  • observador

    O problema é que um pouco difícil confiar nessas atualizações, já que a Nokia parece incapaz de entregar até o Anna, que não se sabe porque ainda não chegou no Brasil…

    • Thiago BIasotto

      Já esta disponivel basta verificar no site …………

  • dirceu

    bom o n8 com symbian anna já é uma maquina android nem chega aos pes ios sistema

    confuso ruim o symbian tem aquele toque da mistura do passado e do fututo pois te

    digo quem nunca teve um symbian…

  • Fábio Russo

    Grande tiro no pé da nokia. Ficar copiando o Android não vai levar a nada.
    Seria mais inteligente instalar o Android original.
    Não discuto que o hardware da nokia é muito bom, discuto o fato de gastar tempo e dinheiro pra copiar um software que é livre. Fora isso, o symbiam vai continuar carente de aplicativos.

  • Acho que a Nokia deve manter o Symbian, sempre gostei, e acho nada mais justo eles atualizarem o look de acordo com as tendencias atuais… Copiar o Android? e o Android foi um sistema totalmente formulado sem nenhuma copia, nem base, nem nada neh.. ahh, por favor!!!

  • Custodio

    comprei um motorola na loja que tem sistema Android. mais ainda prefiro o Symbian.

  • Alessandro

    Gente doida ainda acha que Android é totalmente software livre kkkk

    Não sabem eles que são cerca de 32%

    Se a Nokia optasse em aderir o Android, daria na mesma mesma comprar Samsung, Motorola etc.

    Mas a Nokia fez o certo em seguir a tendencia. Afinal, Android é baseado em quem mesmo?

    Mas prefiro meu iPhone 3G. pela popularidade e esperando pra trocar pelo iPhone 4G.

  • Atila

    Belle na cabeça. Para terror de muitos! hehe

  • ILXZ

    Fanboys, Fandroids, SyambianFans… Whatever

    Todos os sistemas são ótimos, pena que todos não pensam em elogia-los e sim critica-los, sendo que isso não vai levar ninguém a lugar nenhum, pff, chorei agora! xD

  • Glauber

    Sinceramente, nunca vi tanto absurdo ao criticar tanto o Anna! A própria Apple tera que pagar royallites para a Nokia, por ter copiado as tecnologias da Nokia. Enfim, creio eu que nada se cria, na verdade melhora, e foi isto que o Android fez em questão do fechado IOs, mas como estamos falando de Anna, ou mesmo do novo Belle quando chegar vou deixar minha observações! A bateria da Nokia é Show, ninguem vai discutir a respeito, e quantas vezes eu tive que recarregar um smartphone com android? Ele me deixou na mão quase umas 14 vezes por mês! Lógico que daqui a pouco uns vão dizer, “ta vendo? iphone é melhor!” mas é mais uma ilusão, porque não acho isto. Quanto mais sistemas operacionais no mercado, e quanto mais concorrencia é melhor para todos nós, eu sinceramente espero muito que a Nokia se levante novamente, com idéias novas e novos conceitos, para ter algo novo no mercado, (ninguem pode discutir tambem que a Nokia é uma empresa extremamente criativa! E que a reviravolta do mercado se deu não ao IOs, que é ótimo, mas sim as pesquisas da Finadesa)

    Espero que este sistema abra mais um novo horizonte mais completo! Elogio aqui a Apple no fato de ter um ou dois lançamentos ao ano referente a Smartphone, bem ao contrario da Samsung que nos encheu de Galaxy S, Ace, Fit, Mini, Pro, Plus, 5, W, R, Y, M, Gio, Lite, Z, note e ainda mais alguns que fez eu cansar de escrever! Esta estratégia dificulta a escolha e tambem a questão da atualização (Iphone atualiza facilmente sem muita frescura)

    Android meu, não sei o que dizer, tem que rezar para que eles atualize, e logo quando atualiza, o sistema já vira antigo entrando em ação outro sistema!

    No caso da Nokia, o N8 tem atualização para o Anna, e olha a data que o n8 saiu!!! É muito cedo ainda para dizer que o Synbian é passado, estamos em época de transformação e ainda não sabemos aonde estamos indo!

    Porque para mim, um celular é importante tudo, navegação, jogos, etc, mas muito importante é vc ter uma bateria que não vai acabar em 6 horas!!! Ponto para Nokia!!!

  • Cris

    Matéria tendenciosa de quem muito provavelmente não tem nenhuma ou muito pouca familiaridade com symbian. Ja tive 2 androids e 1 iphone, sem contar o velho e bom N95 clássico (que ainda tenho até hj, no momento está emprestado para meu pai), todos são bons sistemas com seus prós e contras, android a integração que tem com os contatos é realmente impressionante, bem legal, porém fico fora o dia todo, e uso bastante o cel. e bateria pra mim é primordial, então acabei abandonando.. mas realmente gosto muito desse sistema, os iphones da vida junto com os aparelhos da NOKIA são muito bem construídos, belos aparelhos, com muitos aplicativos uteis e com uma interface bacana, bonita e simples, mas o gadget é bem fechado pela cortina de ferro que a Apple impõe a seus produtos, e apesar de ser um belo aparelho, eu tive a impressão de ser um pouco frágil, talvez para meu uso, a impressão que dá, é que se eu acidentalmente derrubar ele, ou mesmo sentar em cima do aparelho o vidro vai quebrar, pode ser que eu esteja errado, mas não quis correr o risco e acabei vendendo. pesquisei, pesquisei muito, e acabei comprando um Nokia N8, pelo conjunto de recursos (câmera/GPS/Transmissor,etc), construção em metal, preço, e vida útil da bateria, é o que melhor me atende no momento. Para mim o único ponto fraco, é a interface do symbian, mas isso mudaram totalmente com a versão Belle. Acho que é isso.
    Abraço a todos.

    • henriquem

      usei nokias de 2002 a 2010, de simples candybars, passei pelo 6600, N95 (um favorito que funciona até hoje), 5800, N900. passar bem.

  • Iran

    Eu já uso o Belle há muito tempo em meu N8… Muito lindo e leve, a bateria demora a acabar!! !!e em portugues !! Estou surpreso! mas como a Nokia vai lançar o Belle se eu já uso há uns
    4 meses!!! Procurem o SÁTIRO no fórum do N8 no Orkut e lá encontrarás o link para download e tutoriais..!!

    Eu estou mais adiantado que a Nokia?!! Eu achava que o SÁTIRO trabalhava na NOKIA!

  • sávio

    Uau … digam o que quiser … mais o belle dá 10 a 0 no android.. O que android faz que o belle não possa fazer ?

  • VAGO

    Não vi nada de novo no ANNA… Quero ver como vai ser o BELLE…

  • Rafael

    É pode falar o que quiser mas 90% dos comentarios elogiam Symbian um SO que está longe de morrer

    Depois de muito tempo procurando resolvi partir para um Smartphone top de linha e fazendo uma breve análise de mercado vi minhas possibilidades:

    iOs – O sistema do iPhone, sim no singular, porque é somente um modelo. não lembra? É aquele que faz “tudo”, mas do jeitinho que Apple quer que você faça. É mais amarrado que plano de operadora. Porem não devemos negar que os games estão muito à frente nessa plataforma…

    Androids – Tem muitos Malwares, bugs, fragmentações de versões e problemas com atualizações. Certo, não quero problemas, obrigado.

    Web Os – Esse está mais morto do que dizem estar o Symbian, a HP matou esse recém nascido finado Sistema e agora ele está na dança das cadeiras para ver quem quer.

    Bada – ahhh você não é coisa pra Smartphone, ok? Vá para o seu cantinho.

    Windows Mobile – Nãooooo, nós estamos em 2011.

    Windows Phone 7 – Esperemos pela Nokia certo?( Afinal a nokia é nota 10) Ela proporcionará o melhor que há de vir com esse sistema, o resto é bonzinho.

    BlackBerry OS – O que ela tem de novidade, Push Mail? Falhas mundiais? Apps grátis depois dos estragos que fez?

    Maemo/Meego/Tizen – N900 seria uma boa para mim que gosto de mecher de mais, só que a tela resitiva me espanta. Talvez um N9 futuramente seja um aparelho conceituado, se a Nokia não trapacear de novo com ele.

    Symbian – Esse é o garoto da vez!!! O sistema dito como morto me parece mais vivo que qualquer outro e é dele que vamos falar.

    De todos esses sistemas operacionais ou “Ecossistemas” como fala o nosso querido CEO da Nokia, eu apostei no Symbian… ahhh mas o Symbian está morto!!!! Bem, é isso que dizem, mas eu preferi não acreditar e deu certo. A cada dia surgem novos apps e esses apps são atualizados constantemente como o Gravity, fMobi, 4Squick e etc. Então vamos esquecer essa história de Symbian morto e vamos ao que interessa, de zumbis gostam os fãs de Resident Evil.

  • Pedro

    Eu nem me importo com esses palermas que ficam dizendo que o symbian morreu, pois a versão Belle está melhor que qualquer android. E essa porcaria de android, só esta na “boca do povo”, porque é a da Google e porque faz propagandas excessivas! Testem o Symbian Belle e vejam do que eu falo, depois pode comparar com o android e lave primeiro suas bocas antes de ficar falando lixo, #hater’s!

  • Julio Cesar

    tenho um n8 com sistema symbian anna nao tenho queixas já tive um sony hericson com android 2.2 achei uma porcaria aquele sistema de destravar so cria problemas que venha o belle para podermos atualisar os n8

  • Alexander Ruiz

    Sempre tive celulares Nokia, porém me iludi com um celular que parecia ser robusto e a prova d'agua, e bem moderno no s.o, me decepcionei, comprei um motorola Defy, e só tive problemas, na primeira semana de uso tive que envia-lo para a tácnica em São Paulo, onde ficou por 15 dias, depois foi só dor de cabeça, travamentos, resets, falha na ligações. "chega", motorola e android nunca mais, estou de volta pra Nokia, estou com um N8, isso é que é celular, isso é que é sistema para celular. Ésta é a minha opinião, a minha experiencia !

  • Na real? A bateria durando mais que dois dias é o que 'tá valendo para mim ultimamente.
    Valeu Nokia!

  • LUIZ FELIPE

    TENHO UM GALAXY 3 NUNCA RECEBEU ATUALIZAÇÃO, A BATERIA SE ESGOTA EM POUCO TEMPO, E PIOR LEVA UMA VIDA PARA CARREGAR, E AGORA DEU PARA ESQUENTAR PARECE QUE VAI FRITAR NO CARREGAMENTO, EM TEMPO TENHO UM N-8 COM O BOM E VELHO SYMBYAM QUE DIZEM ESTAR MORTO BAIXEI O SPB MOBILE SHELL NUNCA VI UM CELULAR RODAR TÃO REDONDO E A BATERIA DURAR TANTO. NÃO ADIANTA NOKIA É NOKIA E PONTO FINAL.

  • Giovanni

    nokia e os outros.
    meus amigos pra quem está em dúvida entre o n8 e o iphone saiba uma coisa:
    n8- possui lentes fabricadas pela Carl Zeiss que é usada pela NASA e nas melhores câmeras digitais.
    n8- possui flash de xenon ( muito mais potente que os de led)
    n8- edita suas fotos e seus videos
    n8- possui a melhor câmera fotográfica já colocada num celular.
    n8- le pen drive e HD pela porta usb e ainda os copia e os transfere um para o outro.
    n8- entrada HDMI FULL!!!!!!!!!!!
    n8- sintonizador de FM (significa que você transfere qualquer som do seu celular para qualquer radio FM)
    n8- GPS sem pagar nada
    n8- bluethooth 3.0 ( o mais rápido)
    n8- quando recebe uma chamada lê o nome da pessoa
    n8- muito!!!!!! mais barato
    n8- muito mais resistente
    chega ou quer mais.
    n8-é tão bom que eu comprei 2 com medo dele sair de linha
    quem quiser ir de iphone boa sorte !

    • leo

      qualquer cel edita fotos e videos (pelo menos o iphone)
      nao tem sentido um cel ler pendrive
      varios celulares tem saida hdmi
      pra que mandar som para radio?
      bem vindo ao google maps ou ao gps do iphone gratuitos
      bluetooth 4.0 no iphone 4s
      pra q ler o nome da pessoa, vc é cego? controle de voz(otimo e em pt) e siri existem tambem
      prefiro pagar mais em um celular atual, bonito(olhar para o design feio d n8 todo dia é foda) e com mais funcionalidades
      e lógico, com um os decente
      e a tela retina?
      e o arm de apenas 680 mHz?
      e a camera frontal?
      ios da de mil em jogos apps e usabilidade
      e a camera do iphone ta no mesmo nivel, só nao tem o flash xenon
      ate galaxy s ta ganhando do n8
      e só vcs que nao veem isso

  • fabio

    Apenas para complementar um pouco mais o post em cima
    Pra quem naum qr esperar o lancamento oficial… http://www.smartzone.com.br/2011/09/firmware-n8-s
    Instalei o Belle 3.8 3D, ficou muito xique, e naum falo isso soh por causa da beleza naum…. arrumaram o bug do ANNA que sumia a tela qdo vc recebia uma ligacao, incluiram o App Modo Carro, muito mais rapido e Leve … e outras cosita mas….
    No N8 ficou show…..

  • Pingback: Symbian Belle: atualização sai para aparelhos desbloqueados (e quem é Nokia 803?)()

  • Willian

    Se a nokia quer entra de cabeça no widows phone porque ela quer criar o MeeGo ?

    (Gostei muito da sua materia
    Parabéns )

  • Claus

    Acho que muita gente perde tempo em discutir o que é bom ou ruim… android isso, symbian aquilo ou ios (e não iphone) por aí. Acho que há muito decoreba, fotocópia e roubo de biscoito de muitos fabricantes, mas a realidade atende a cada tipo de cel. Eu já tive cels de todos os OS, e de praticamente de todos os fabricantes decentes. Honestamente, cada OS é útil e/ou inútil para cada modelo de sociedade. Sim, afinal, muita gente fala de boca cheia do iPhone, outros defendem o Android mas, afinal, de onde vieram esses sistemas operacionais? Do velho, antiquado (teoricamente) mas muito amigo chamado LINUX. Já o Symbian, é uma arquitetura diferente e mesmo muitos querendo ou não aceitar, eu a acho robusta. Mas o modismo canta muito alto, muito mesmo, chegando a ser capaz de esconder as falhas do frágil IOS, e do famoso comedor de bateria, e campeão de restauração de configs de fábrica, o Android (ou seja capaz de me provar o contrário?) Infelizmente, somos moldados em uma sociedade onde é importante o status, a metidez em exibição, e a parte prática e funcional deixada de lado. Nessas críticas então, é facil perceber comportamento do conhecimento prático sem causa.
    O symbian realmente vai deixar de existir, e ao meu ponto de vista, infelizmente, pois se formos sinceros na crítica, veremos que ele foi a base dessa arquitetura que temos nos smartphones atuais. Quem duvida que os Markets da vida não copiaram o modelo que surgiu com a Nokia, chamado de Nokia Mosh, e que evoluiu para o Loja Nokia?
    Ah, está vendo como isso muda um pouco o foco? Claro que sim. É só pegar um android de 1ghz e comparar por exemplo com o nokia 500, e ver a durabilidade da bateria por exemplo. É apenas um exemplo.
    Respeito a opinião de todos, mas aqui foi a minha opinião.

    Forte abraço.

    Claus