ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Nokia Belle: atualização sai para aparelhos desbloqueados (e quem é Nokia 803?)

Donos de smartphones Nokia modelos N8, E7, C7 e E6, movidos a Symbian, podem atualizar seus aparelhos para a mais nova versão do sistema operacional, chamada de Symbian Nokia Belle.

É o antepenúltimo upgrade antes da aposentadoria do popular-porém-antigo Symbian, que deu lugar ao novo-e-moderno Windows Phone nos celulares vindos da Finlândia.

Mas, calma, não mude de canal ainda: mais um aparelho com Symbian Nokia (Belle) deve ver a luz do dia este ano, e é conhecido pelo codinome Nokia 803 (ou “o sucessor do Nokia N8”).

Primeiro, o update para o Belle: o software novo já pode ser baixado por donos de aparelhos (N8, E7, C7 e E6) desbloqueados. As versões do sistema para operadoras (Claro, Vivo, Tim) está em “criação” (veja a lista completa de aparelhos no site da Nokia Europa – é só clicar ali em América Latina e escolher Brasil). O Nokia 701, já nas lojas, já vem com o Symbian Nokia Belle, e o Nokia 500 terá essa atualização “em breve”, segundo a Nokia.

Por que atualizar?  O Belle traz uma nova interface “mais simples, rápida e intuitiva”, diz a Nokia. Aplicativos têm novo modo de organização, assim como atalhos e widgets. Pros tarados de telas iniciais, o Belle permite ter até seis (!). E o Belle também tem um novo sistema de notificações (veja telas do sistema).

Vale lembrar de novo que, depois do Belle, serão mais dois upgrades até o Symbian ir para o céu dos sistemas operacionais fazer companhia para o webOS.

Sobre o Nokia 803, é só um rumor, que vem circulando nos últimos dias. Segundo o BGR e o PocketNow, o 803 é um aparelho com tela de 4″ (dependendo da fonte, 3,5″) rodando Nokia Belle e com saída HDMI e com suporte a tecnologia NFC e microSIM card. Diz o BGR que o 803 “terá um dos maiores sensores de câmeras – se não o maior sensor de câmera – já visto em um telefone”.

Esperamos mais novidades do 803 (se ele existir, claro) e de outros lançamentos da Nokia com Windows Phone no Mobile World Congress – que começa dia 27 em Barcelona (e, claro, o ZTOP estará lá).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • leo

    cri cri

  • Pabloeinstein

    E o symbian vai pro céu dos sistemas operacionais (kkkk) mesmo q alguns discordem, pois ele é, e foi amado por muuuuita gente, por muuuuuitos anos.

    • Franciscobruno1

      eu ainda o amo

    • o problema do Symbian, foi ter parado no tempo, e não ter se adaptado bem as telas touch, caso contrário, garanto q ela ainda estaria por aqui firme e forte, mas infelizmente a Nokia foi tola o suficiente de deixar a bola cair, e perder espaço para os Androids mais baratos.

  • Eu tô muito feliz com o meu N8.
    Espero que quem critica o aparelho tenha ao menos usado pra ter uma opinião REAL.

    • lunix

      Eu não tenho um N8, mas já tive a oportunidade de mexer em um com o Symbian Anna. Olha, curti muito o aparelho. Rápido, acessível, fácil de usar e com construção impecável. Como preciso de um segundo smart, estou cogitando seriamente comprar um.

      O que vc disse por último faz todo sentido: geralmente as críticas vem pelo barulho dos outros. O cara nem usou o aparelho e já vem tacando pedra.

      • Celso

        Olha, lunix, se vc curtiu o N8 com o Anna, vai curtir mais ainda com o Belle, pode crer! Eu já tirei da cabeça trocar meu N8 agora – minhas opções eram o N9 ou o Lumia 800 – e vou esperar ou o sucessor do N8, ou um Lumia melhor do que o 800.

        N8 como segundo smart será uma ótima e barata escolha, vai fundo!

        • Se o N9 sair por R$900 ~ R$999 também vale muito a pena, mas aí não vai ter a ótima câmera e nem a saída HDMI. Mas com 1 GB de RAM e rodando o Meego qué um ótimo S.O., pena não ter vingado o apoio dos programadores.

          • henriquem

            e já tem gente tentando portar o Android 4.0 pro N9!

          • Espero que a "solução" funcione em modo dual boot.

    • wagner

      esse n8 nao tem nem um processador decente e muito menos um OS . pega um android e vc vai ver a diferença!!!!!!

  • Franciscobruno1

    agora imagino o 803 sera 16 mp?

    • Celso

      Não necessariamente, mas muito provável que sim.

      Tenha sempre em mente que não é a quantidade de megapixels que determina a qualidade de uma câmera, mas o seu conjunto de lentes e sensores, que é o forte do conjunto Nokia+Carl Zeiss. Por exemplo, vc encontra por aí câmeras xingling com 20Mp, mas cujas fotos não tem nem sequer a qualidade de uma boa câmera 2Mp.

      • Franciscobruno1

        um exemplo: meu pai tem um celular nokia 6700 slide com camera de 5 mpx com carl zeiss ele e otimo para fotos, uma foto pessa em media 2 mega é muito melhor que certos celulares(samsung galaxy s to falando de voce)

  • Saulo Benigno

    Em "criação" leia: nunca.

    Quem vai perder tempo com velharia?

    • rubens

      Muito rancor no coração. O que a Nokia fez pra você ficar assim?

      Pra Nokia dá dinheiro ainda.
      Mas as operadoras realmente não têm razões econômicas pra cozinhar a atualização.

  • espero q não seja tão feio como o Nokia 801T que tem no site do GSM Arena. cruz credo. o.0

    • Franciscobruno1

      ele e bonito

  • Marco

    A Nokia informa, através de seu Atendimento que não há nenhum tipo de disponibilização da atualização baseada em aparelhos desbloqueados, bloqueados e que foram adquiridos em operadoras. A disponibilização está sendo feita por lote, definido por tipo de aparelho. Agora somente existe atualização para o N8 conforme informações da Nokia

    • Adriano Lima

      Ai meu Deus…… mais um……
      Faz assim:
      – Instala o Nokia suite no seu pc (isso se vc ainda tiver um)
      – Atualiza o Nokia suite pra última versão. (mesmo baixando a última versão do site, você vair ter que atualizá-lo)
      – SÓ AGORA VOCÊ PLUGA O CELULAR NO PC!
      – Vai aparecer a opção de atualizar o aparelho.
      – Tenha tempo livre, boa conexão e TORÇA pra não cair a rede elétrica.

      O donwload não é tão grande (~300MB)
      Ele vai fazer backup de algumas coisas.
      Vai zerar teu aparelho.
      Instalar o novo S.O.
      E aconteça o acontecer, NÃO TOQUE NA TELA DURANTE A ATUALIZAÇÂO.

      P.S.: Grafei algumas partes em maiúsculas, mas não entenda isso como grito, por favor.

  • Jorge Alain

    Se a nokia não tivesse demorado tanto pra trazer o Symbian Anna ao mercado, e tivesse um market de aplicativos com bastante parceria em desenvolvedores, não teria necessidade alguma do Symbian morrer. Nokia imbecil. Parou no tempo, quando melhorar o que tinha era tão fácil.

  • Pingback: Nokia 808 PureView: a câmera de 41 megapixels vista mais de perto()