ZTOP+ZUMO

Start8: App traz botão Iniciar de volta ao Windows 8

Ainda no estágio beta, o Start8 faz aquilo que muita gente deseja (menos o pessoal da Microsoft).

Mais conhecido pelos seus programas que mudam o visual do desktop do Windows como o Fences e o ObjectDock, a Stardock criou o Start8, um curioso utilitário que insere um botão Iniciar no desktop clássico do Windows 8.

Como já comentamos aqui, o Windows 8 aboliu o botão Iniciar por conta da sua nova interface intuitiva que — apesar de ser realmente interessante e de olho no futuro — abandona alguns elementos primordiais da sua atual interface gráfica — em especial o Menu Iniciar — que está entre nós a desde a chegada do Windows 95, ou quase duas décadas.

E se na época o slogan do 95 era “Onde é que você quer ir hoje?“, a do Windows 8 parece ser algo como “Vá para onde você quiser… só não me pergunte como!

Meu palpite sempre foi que — por pressão dos usuários mais “conservadores” — a Microsoft poderia até recolocar o botão Iniciar no seu desktop clássico (na forma de uma opção do sistema) em um futuro SP1 do Windows 8. Mas é óbvio que antes disso, algum desenvolvedor poderia fazer isso por conta própria, caso da Stardock.

Ainda no estágio beta, o programa já pode ser baixado no site da desenvolvedora e, depois de instalado, o usuário tem a opção de experimentá-lo por 30 dias ou adquirir uma licença online por US$ 4,99.

Feito isso, o usuário pode configurar diversas opções do sistema, incluindo uma que permite que o Windows 8 inicie direto no desktop clássico em vez da nova interface padrão do Windows 8 (anteriormente conhecida como Metro).

Com tudo feito e confirmado, surge um tipo de botão Iniciar na barra de tarefas que, ao ser clicado, ativa o bom e velho Menu Iniciar.

Vale a pena relembrar que esse programa ainda está em desenvolvimento, de modo que ele pode ainda ter um ou outro bug e opções podem aparecer ou sumir de uma versão para outra. De qualquer modo, aqueles que já optarem pela compra do programa terão direito à versão final quanto esta ficar pronta.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.