ZTOP+ZUMO

Números enormes: supercomputadores e os SSDs

greenblade_front_image_view

O San Diego Supercomputer Center (SDSC) botou para funcionar o “Dash“, seu primeiro supercomputador de médio porte equipado com discos de estado sólido (SSD) que reduzem dramaticamente a latência no acesso de dados, se comparado com os discos rígidos convencionais.

Dash é formado por um cluster de 68 módulos de processamento (nesse caso, também chamados de “nodes”) de alta densidade Appro GreenBlade (rack de 5U acima) — sendo que cada módulo vem equipado com dois soquetes para chips quad-core Intel Xeon 5500 “Nehalem” —  capaz de alcançar picos de até 5,2 teraflops. Quatro desses nodes estão configurados como servidores de I/O, formado os chamados “supernodes” que fornecem até 1 TB de de armazenamento para o resto do sistema, todos interligados com tecnologia InfiniBand .

Na sua configuração atual, Dash possui 48 GB de RAM em cada blade e utiliza um sistema de virtualização vSMP Foundation da ScaleMP Inc. (diagrama abaixo) que oferece recursos de multiprocessamento simétrico, além de permitir a agregação de memória de diversos servidores ao mesmo tempo permitindo assim, na teoria, que os usuários aloquem até 768 GB de RAM além dos 1 TB dos supernodes.

vSMP

O Dash ainda está em fase de testes mas deve estar disponível em breve para os usuários do TeraGrid para desenvolver e testar aplicações que tirem o máximo proveito dessa nova infraestrutura baseada  nessa nova tecnologia vSMP e dos supernodes.

greenBlade_rear_image_view

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado 02/09/2009, 01:43

    O fetiche por SSDs ainda vai longe.
    Quero saber como resolveram o problema de queda de desempenho com o passar do tempo nos SSDs.
    Interromper o funcionamento pra um wipe ou movimentação de arquivos seria um pecado.

    Se a implementação do Trim não for boa e madura o suficiente, pode gerar um gargalo pior que HDs fragmentadas em Windows…

  • Mário Nagano 02/09/2009, 02:42

    Perai, eu sei quem pode responder essa:

    Bate um fio pro Jan Zverina (+1 858 534-5111) ou pro Warren (+1 858 822-3622).

    Depois vc diz pra gente o que descobriu.

    [ ]s

    M.

  • Edu Lima 03/09/2009, 11:00

    Nagano, meu celular descarregou e ainda não teno os números no Plaxo. Será que vc podia me pssar os números do Tio Jobs e do Bill, vou fazer uma festa no dia 3 do mês que vem e queria acertar para eles estarem por aqui.

    [ ]´s

    Edu Lima

  • lucas jardim 03/09/2009, 20:32

    Liguei a cobrar e ele não atendeu? porque será? =D

Próximo post:

Post anterior: