ZTOP+ZUMO 10 anos!

SpinVox transforma voz em texto (e agora chega ao Brasil)

spinvox-02

Trate com respeito o carinha aí da foto acima. Ele é um Speech Mobster, um mafioso… da voz. Ganhei esse boneco ao acaso, ano passado, ao andar pelos corredores da CTIA Wireless 2008, em Las Vegas, com a Bia Kunze. Um cara da SpinVox veio correndo atrás da gente – era um estande cheio desses bonequinhos.

Ele falou da empresa – um lance de transformar voz em texto – e nos deu esse boneco (e um press kit, claro). A Bia não quis caregar o trambolho pra casa (ele vinha em um saco plástico inflável), e eu fiquei com o curioso Speech Mobster. Agora, descubro que a SpinVox está chegando ao Brasil. E realmente transforma voz em texto – o índice de acerto, diz a empresa, fica em torno de 95%.

No Brasil, apesar de nenhuma operadora oferecer o serviço ainda, já dá para fazer um teste ligando do celular para um número específico (testei e funcionou direitinho). Em breve, estará disponível o recurso de transformar seu correio de voz em mensagens de texto (eu sou um beta tester disso, por sinal).

Lá fora, existem inúmeros outros recursos para a SpinVox, incluindo integração com Skype (anunciado esta semana na Cebit 2009) e até um que permite falar posts para um blog – será esse o verdadeiro “live blog”?

Falei por telefone e por e-mail com o Fabio Alves, responsável pela operação latino-americana brasileira da SpinVox, e ele explicou um pouco melhor como funciona o serviço e qual a estratégia para o mercado brasileiro.

Aí vai um resumo do nosso papo:

Zumo => O que é Spinvox?

Fabio Alves=> SpinVox é uma empresa que faz uma coisa realmente bem feita: conversão de voz a texto. O interessante para nós e nossos clientes é que esse serviço se extende a diversas áreas: de correio de voz a blogs ajudando as pessoas a melhorar seus negócios, tornando a comunicação mais eficiente.

O nosso serviço principal para recados do correio de voz converte as mensagens em texto e entrega via SMS ou e-mail, garante que você nunca precise ligar para escutar suas mensagens. Dessa maneira, com as mensagens digitalizadas, as mesmas podem ser salvas, encaminhadas, apagadas, etc. Descobrimos também que é 7 vezes mais rápido ler seus recados do correio de voz que ouví-los da maneira tradicional.

Zumo => Algum outro serviço além dos recados?

Fabio => Nós criamos também um serviço para “falar um texto”, o que poderá fazer com que digitar um texto com os dedos venha a ser coisa do passado. Trata-se de um conceito muito interessante. Poderá usá-lo, a princípio, os clientes das operadoras de telefonia com quem tivermos o serviço lançado.

Zumo => Como faço para testar?

Fabio => Basta ligar do celular para (11) 4063-9945 ou (21) 4063-9945 e deixar um recado. Em breve a pessoa recebe o texto convertido via SMS.

Zumo => O serviço é pago?

Fabio => Existem diversos modelos de negócios e maneiras de se oferecer este serviço, até mesmo não cobrando nada pelo mesmo, como faz a Vodafone na Espanha, enquanto outros cobram uma tarifa mensal. Tudo depende do mercado local.

Zumo => Como vai funcionar a SpinVox no Brasil?

Fabio => Os principais clientes da SpinVox são as operadoras de telefonia celular. Estamos trabalhando para que o serviço esteja disponível em breve no Brasil. Inicialmente vamos oferecer a caixa postal. Outras aplicações serão implementadas em breve.

Zumo => Com quantas operadoras a SpinVox já trabalha no mundo?

Fabio => Começamos a nos focar nas operadoras em 2007 e em apenas dois anos estamos operando comercialmente com 13 operadoras em 5 continentes, incluindo Vodafone na Espanha e Movistar no Chile. Esperamos dobrar esse número até o fim do ano.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Helcio

    Nossa, receber mensagem do correio de voz via texto em vez de “1 ligação perdida” é muito mais pratico. E o legal que o e-mail ajuda pra não perder as mensagem quando esquecer o celular em casa (que poderia ser um problema se você receber somente em texto no celular).

    Testei duas vezes e pelo menos a primeira recebi mais ou menos 1 minuto depois e sem nenhum erro!! Bem legal o serviço (e o bonequinho huahau).

  • Helcio

    Recebi a segunda mensagem logo depois de postar a mensagem a cima e veio também sem nenhum erro (era meu endereço que normalmente nenhuma atendente de telemarketing consegue entender…).

    Bem legal o sistema!

  • Sammy

    Olha, eu adoro esse serviço. Sou usuária dele aqui na Inglaterra e não consigo viver sem. É simplesmente fantástico.

  • Elci da Silva

    Gostaria de testar oserviço para “falar um texto”
    Como faço para testar?

    • até onde sabemos, a spinvox ainda negocia com as operadoras