Sony Vaio X: deveria se chamar S, na verdade

S

01_x

O Sony Vaio X é um milagre duplo: da engenharia, que criou uma bela máquina que pesa apenas 760 gramas, e da Sony Brasil (com ajudinha da alfândega brasileira), já que o notebook foi anunciado lá fora no começo de setembro e está à venda aqui.

E, apesar do codinome “X”, na verdade é tão pequeno que deveria ser “S” (de small, já que a letra P já foi ocupada por outro modelo igualmente… de dimensões reduzidas!)

04_x_frente

O Vaio X (modelo VPC-X111KB/B) é movido a processador Intel Atom Z540 (1,86 GHz), tem 2 GB de RAM, 128 GB de disco SSD, tela de 11,1″ (formato 16:9), leitor de cartões (SD e Memory Stick Duo), Ethernet, duas portas USB, Wi-Fi, Bluetooth, webcam de 1,3 megapixels, saída de vídeo e de fones de ouvido. Roda Windows 7 Home Premium e, como esperado numa máquina dessas, nada de drive óptico.

O mais impressionante são as dimensões: 760 gramas (estupidamente leve) e 1,39 centímetros de altura (sem a bateria estendida). É tudo que meu netbook (com pouco mais de 1 kg) gostaria de ser, só que um pouco mais sofisticado. Para tal leveza, culpe a fibra de carbono. Na mão, o bicho é bem resistente.

02_x_lado

03_x_lado

Preço sugerido do Vaio X: R$ 6.999, nas lojas a partir de amanhã. Já falei que ele é muito leve?

05_x_mesa

Além do Vaio X, a Sony mostrou uma nova versão do igualmente minúsculo Vaio P, agora com receptor de TV digital integrado (sem dongle USB!). É o outro ultraleve da Sony: 620 gramas.

06_P_TV

07_P_win7

Essa variante nova do Vaio P (VGN-P730A) roda Windows 7 Home Basic, 80 GB de disco rígido, 2 GB de RAM, processador Intel Atom de 1,33 GHz e a mesma tela “preciso de óculos” de 8 polegadas. O receptor de TV digital é do tipo 1-seg e o pequenino vem com fones de ouvido com cancelamento de ruído. Preço sugerido: R$ 3.999. Um botão na base do aparelho (próximo ao touchpad) organiza as janelas em uso (estilo Exposé, no Mac).

08_P_fechado

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos