ZTOP+ZUMO

Life Space: a visão da Sony para a casa do futuro

Esqueça walkmans de alta definição de som e TVs com imagens em HDR: o grande destaque da Sony na CES 2016 é a linha Life Space, composta de produtos que começam a ser vendidos ainda este ano e outros que ainda são conceitos para uma vida futurista (ou ao menos mais divertida) dentro de casa.

Esse conceito de Life Space remete a tecnologias que complementam sua vida cotidiana e se integram aos seus desejos e necessidades, envolvendo som e imagem em todo lugar.

O Glass Sound Speaker, que deve ser lançado no meio do ano, é uma caixa de som 360 feita de vidro, com uma lâmpada dentro. Ouvi uma demo do produto e fiquei muito impressionado, já que uma caixinha relativamente pequena consegue preencher o ambiente por completo (curiosamente, depois da demo, deixaram rolando jazz e, bem, a qualidade estava bem distorcida – provavelmente por conta de algum ajuste mal-feito).

Essa Glass Sound Speaker se conecta via Bluetooth ao seu smartphone. Não existe previsão de preço (nem mais informações) ainda.

2-DSC01560

3-DSC01565

Outro destaque é a lâmpada LED Bulb Speaker (abaixo), que, como o nome diz, funciona como lâmpada e também como alto-falante – e complementa o som da sua parente de vidro. Também funciona com Bluetooth, e é um modo bem interessante de ter música por toda a casa sem investir em caixas de som caras. Também deve ser lançada no meio do ano, sem preço definido ainda

4-DSC01576E quando digo que a Sony tem TVs legais, ela também tem projetores interessantíssimos. Essa solução de projetor 4K  (abaixo)  gera imagens de até 147 polegadas sem precisar ficar longe da parede a ser projetada. Já está à venda em mercados selecionados.

5-DSC01570Finalmente, essa coisa do projetor de curta distância é tendência na Sony. Ela quer que as pessoas tenham isso em todo lugar da casa – seja na mesa do escritório projetando na parede…

6-DSC01542

….ou no quarto em cima da cama, direto no seu teto. A versão para escritório (ou uma simples parede na vertical) começa a ser vendida também este ano, e consegue gerar imagens de 22 até 80 polegadas. Versões conceituais, como a do teto ou outra que projeta na mesa do escritório, ainda são produtos de teste e não têm previsão de data para chegar no mercado.

7-DSC01580Mas por que Life Space, você pode se perguntar – porque tudo se integra. E com um controle remoto (varinha mágica, talvez) dá para comandar toda a casa com gestos, trocando imagens e sons de forma automática – com esse formato maluco na mão do apresentador (mas ainda é conceito também).

8-IMG_2517

[Sony]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Allyson 10/01/2016, 15:51

    LOL! só faltam inovar nos smartphones também, já que cobram horrores por mais do mesmo e muitas vezes até pior que a concorrência que custa geralmente menos.

  • Matheus Gallo Sanches 10/01/2016, 16:14

    Henrique, a Glass Sound Speaker lembra a finada Soutina da própria Sony, mas numa versão reduzida e mais minimalista. Achei muito bacana isso hahaha