ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Sony e HP também atualizam notebooks para APU AMD E-450

Falamos na semana passada que o mini-notebook HP Pavilion DM1 Herchcovitch; Alexandre já vem equipado com a CPU APU AMD E-450. A boa notícia é que a HP Brasil confirmou que outros modelos mais “de linha” também serão lançados com esse novo chip (yaay!), e a Sony também vai atualizar pelo menos uma máquina.

Apesar desses modelos ainda não estarem disponíveis na loja online da empresa, uma busca no site da HP Brasil revela que  já existe pelo menos mais um modelo com E-450 — o DM1-4130ep — equipado com 4 GB de SDRAM DDR3 e 500 GB de disco e que parece ser uma versão “clean” do DM1 Herchcovitch; Alexandre.

Fora isso, a Sony também  já está comercializando um portátil com E-450, o VAIO Série Y (modelo VPC-YB45JB) disponível nas cores preto e rosa  com 2 GB de RAM, 500 GB de HD e preço sugerido R$ 1.599 — R$ 200 a menos que o Herchcovitch; Alexandre.

A diferença básica entre o E-350 e o E-450 é que este último conta com um clock de 1,65 GHz (contra 1,6 GHz do E-350) e suporte para memórias DDR3 1.333 MHz (contra 1.066 MHz do E-350). Fora isso sua GPU integrada  — a Radeon HD 6320 — trabalha com overclock variável sob demanda (como no Turbo Core do Llano) variando de 500~600 MHz, enquanto que a HD 6210 do E-350 trabalha com clock fixo de 500 MHz. A AMD deve anunciar em breve uma nova versão da sua APU, codinome “Trinity” que sucederá o atual Llano— a conferir.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Luiz

    Boas plataformas para quase tudo. Mas faltou USB 3.0 nos dois e HDMI no da HP, né?

    • mnagano

      Até onde eu saiba, todos os HP DM1 — e a maioria dos mini-notes com AMD Fusion — vem com porta HDMI. Já o suporte para USB 3.0 só estará presente na chamada plataforma Brazos 2.0 que AFAIK já começou a ser distribuída para os fabricantes.

      http://blogs.amd.com/fusion/2012/04/19/amd-��

      • Luiz

        Oi Mnagano,
        É que em "Portas externas" no link da HP, não vi porta HDMI. Legal saber que virá o USB 3.0 na Brazos 2.0, vou aguardar, pois tenho um HD externo com ela. Obrigado pela informação.

  • Skiegaard

    Boa noticia, E450 no lugar dos E350 finalmente.
    Mas esses netbooks ficaram muito interessantes qnd sair o Trinity mesmo, desempenho grande em tamanho miniatura sera algo muito bom, pra alguem q so quer mobilidade e algum desempenho satisfatorio.

    • mnagano

      Bom, se as informações do Wikipedia estiverem corretas, a plataforma Trinity ainda não se estenderá para a linha Brazos, pelo menos nessa versão 2.0.

      O que se diz por ai é que que a coisa mais leve e fina que a AMD irá colocar no mercado com Trinity será a sua versão da plataforma Ultrabook.

      • Skiegaard

        Eu acredito que cedo ou tarde ira sim, a AMD nao ira manter esse Brazos por muito tempo, creio que logo logo a AMD lance algum Trinity mais simples a nivel do Brazos, ainda mais se ele vingar como esta prometendo.
        Quem sabe um HP DM1 com um trinity em breve.

        • mnagano

          Sure, sure. Quem sabe?