Sony apresenta sua (grande) estratégia de 3D para o Brasil

S

Depois da LG e Samsung saírem na frente no anúncio das suas TVs 3D, a Sony Brasil finalmente saiu da moita e reuniu ontem a imprensa para anunciar sua estratégia 3D World declarando que, se eles não foram os primeiros, pelo menos eles têm que ser os melhores, né?

Quem falou primeiro foi Lúcio Pereira (acima), gerente de Comunicação e Propaganda da Sony Brasil. Ele explicou que — ao contrário da concorrência — sua empresa é a única a dominar o ciclo completo de produção, captura, processamento, difusão, reprodução e apresentação de conteúdo 3D  —  estratégia batizada de Sony United — de modo que sua visão vai muito além de simplesmente colocar mais uma TV bonita na loja:

Com isso esclarecido, ele ligou sua metralhadora giratória e fez uma série de anúncios que deixou muita gente de queixo caído:

Eletrônicos de consumo:

Obviamente o grande anúncio  foi a total renovação da sua linha de TVs Bravia com nada mais, nada menos que 25 novos modelos (15 LCD+LED e 10 LCDs) incluindo a série XBR-LX905 com tecnologia 3D (mais sobre isso em outro post),  todos produzidos no Brasil, já equipados com receptor de TV Digital com Ginga (uia!).

Mais impressionante ainda é notar que a Sony começa a brigar também preço com modelos novos de 32″ a partir de R$ 1.599. Interessante notar que a Sony também irá vender o que eles chamam de TVs “3D-Ready”, como a série HX-905. Como o próprio nome sugere, essas TVs já estão preparadas para reproduzir conteúdo 3D, bastando apenas a aquisição dos óculos ativos e do módulo infravermelho (que emite o sinal de sincronização). Ele não virá com sensor de presença e será um pouco mais em conta que o modelo LX905. Os interessados já podem conferir alguns modelos dessa nova linha Bravia 2010 no site da empresa na web.

Com relação às TVs 3D, elas só devem chegar no mercado a partir do segundo semestre de 2010. Mas desde junho a empresa já irá colocar esses produtos em pré-venda com previsão de entrega em torno de agosto de 2010.

Para complementar essa linha de TVs, a Sony também anunciou um reprodutor de Blu-ray compatível com 3D modelo BDP-S470 e o sistema de home theatre HT-SS370 de 720 Watts/RMS, também preparado para recepção e envio de sinais 3D. A previsão é que eles cheguem ao mercado até agosto de 2010 junto com as TVs.

Olhando ainda mais para o futuro, a Sony também confirmou que irá lançar notebooks Vaio e câmeras digitais (uia!) com tecnologia de captura de imagem 3D. Durante a seção de perguntas e respostas eu pedi mais detalhes mas a empresa foi reticenete em revelar mais coisas além da data de lançamento até março de 2011.

Sistemas de entretenimento:

Outra grande revelação desse evento é que, até o meio deste ano, a Sony lança oficialmente o Playstation 3 no Brasil, o que coincidirá mais ou menos com a data do lançamento do esperado firmware de atualização que permitirá que esse console reproduza filmes e jogos em 3D/Blu-ray funcionando assim como mais um incentivo para que os consumidores migrem para as TVs 3D.

Com relação a oferta de títulos em blu-ray 3D a Sony Pictures anunciou que seu primeiro título a ser lançado no Brasil será “Tá Chovendo Hamburger” e que também será oferecido na forma de pré-venda. Para aqueles que adquirirem essa oferta receberá gratuitamente mais um título em blu-ray Imax Deep Sea.

Com relação à produção de filmes 3,D, Pereira comentou que de nos últimos 5 anos cerca de 31 títulos foram lançados sendo que 18 deles só no ano passado. E a previsão é que em 2010  sejam lançados mais 20 títulos e que em 2012 a Sony Pictures irá lançar mais um filme do Homem Aranha em 3D.

Transmissão de TV a cabo e aberta:

Para falar sobre isso, esteve presente Marcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net, que declarou que o Brasil está sendo um dos pioneiros no mundo na transmissão de TV em 3D já tendo realizando diversas experiências em parceria com a Sony, TV Globo, IRL e Rede Bandeirantes o que permitiu a transmissão do desfile de carnaval deste ano no Rio assim como a corrida de Indy 300 aqui de São Paulo.

O executivo declarou que a Net irá investir mais de R$ 200 milhões em TV digital neste ano e deu a boa notícia de que seus clientes do NET HD e HD Max já estão preprarados para receber sinal de vídeo em 3D bastando apenas trocar o aparelho de TV. A má notícia é que ainda não existe a previsão de transmitir TV 3D via sinal aberto, já que nem um padrão ainda foi definido.  No exterior, a Sony irá patrocinar o conteúdo esportivo do canal ESPN em 3D à partir de junho de 2010 e 2011 esse apoio vai de estender para os canais Discovery e iMax que serão os primeiros a transmitir programação totalmente em 3D. Com isso, fica claro que o conteúdo em 3D estará disponível inicialmente via reprodutor de blu-ray ou via TV  a cabo digital.

Henrique conspira: Net está ligando pros assinantes pra trocar o cartão azul por um laranja. Seria um 3D-ready a caminho?

Quando questionado quanto isso iria custar para os assinante da NET, Carvalho explicou que inicialmente nada será cobrado a mais por esses canais, já que a empresa ainda tem largura de banda suficiente para suportar o aumento de demanda desses novos canais 3D. Mas com o passar do tempo e o aumento do número de usuários, pode ser que a empresa considere a criação de novos pacotes premium com 3D.

Finalmente com relação a Copa do Mundo a Sony explicou que ela irá gravar e editar 25 jogos da copa em 3D e utilizará esse conteúdo para demonstrações em eventos, redes de varkjo, cinemas 3D além de produzir o Blu-ray oficial do evento.  Pereira comentou que o Brasil foi um País bastante privilegiado por essa iniciativa já que, ele será o único a ter todos os jogos da primeira fase gravados em 3D, e caso passe para a segunda fase poderá ser acompanhada até a final. Outra coisa legal é a contratação do jogador Kaká como o garoto propaganda oficial da Sony 3D aqui e no resto do mundo.

O que ainda não ficou definido é se esses jogos serão ou não transmitidos na rede aberta ou mesmo na NET. A Sony garantiu apenas a transmissão desse material em demonstrações públicas, mas é fato de que a empresa não conta com isso para alavancar a venda das suas TVs 3D. De fato, Carvalho da NET expressou sua opinião: ele acredita que a copa da África não será a copa do 3D e sim a copa da alta definição.

Já a Copa de 2014  no Brasil? Ah… isso já é outra história.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos