Software antifurto tira foto do meliante

S


Pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade da Califórnia em San Diego criaram o Adeona, um sistema antifurto para notebooks que utiliza a internet para rastrear e localizar o equipamento roubado ao mesmo tempo que preserva a sua privacidade.

Explicando melhor: a maioria das atuais soluções contra furto de notebooks baseiam-se na idéia de instalar um programa muito bem escondido no sistema que entra em ação caso alguns fatores ocorram, como, por exemplo, o equipamento se conectar à web de um local estranho. Entretanto, o equipamento perdido não costuma entrar em contato com o dono e sim com uma central de monitoração que desenvolveu o software e que, obviamente, presta esse serviço mediante algum tipo de pagamento.

A vantagem do Adeona é que primero: ele não depende de uma central de rastreamento para funcionar, de modo que ninguém precisa saber que você é usuário do programa. E em segundo lugar, o programa é de código aberto, de modo que ele pode ser baixado e usado gratuitamente. :^)

O sistema está disponível para Windows XP/Vista, Linux e Mac OS X. Essa última versão por sinal, possui um curioso recurso que permite aos Macs equipados com a câmera iSight e a ferramenta isightcapture tirem fotos de quem estiver usando o equipamento sem autorização. Veja alguns exemplos abaixo:

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos