Sobre Google e Huawei…

S

Meus dois (ou três) centavos rápidos sobre Google seguindo regras do governo norte-americano.

Update 18h18: o Departamento de Comércio norte-americano deu uma licença de 90 dias para a Huawei continuar fazendo negócios com os EUA.

  1. a Huawei é a segunda (ou terceira, dependendo do trimestre) maior fabricante de smartphones do mundo. Um banimento do Google (e acredito ser temporário) significa, a médio prazo, a empresa precisar rever estratégias (ela quer ser número 1, e um ~ golpe~ desses afeta muito a marca). Quem tem um smartphone da marca hoje não precisa se preocupar com falta de atualizações ou perder acesso ao Gmail.
  2. Como diz o @pinguinsmoveis, é tudo, no fim das contas, sobre o 5G.
  3. Ah, mas a China espiona o mundo usando a Huawei. Tá, ninguém provou isso ainda, mas a NSA espiona o mundo usando a Cisco ou outros fornecedores norte-americanos de software. Não é novidade.
  4. A questão do terceiro ecossistema é tabu no mercado. Sem Android/Google, o AOSP é apenas um pacote de software pelado. Palm OS/WebOS, Firefox OS, Windows Phone já tentaram quebrar o duopólio iOS/Google Play e não conseguiram. A Huawei tem porte pra isso (e já disse que tem um SO paralelo em desenvolvimento e pode ser um momento interessante para essa tentativa.
  5. O Google seguiu as ordens do governo dos Estados Unidos. Está certo, mas a ação levanta uma dúvida sobre quanto poder está nas suas mãos com o Android. Imagino que a União Europeia vá querer avaliar isso num futuro próximo.
  6. Vai ser interessante ver amanhã o anúncio do Honor 20 em Londres.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos