ZTOP+ZUMO

Números enormes: Qualcomm Snapdragon 855 com 5G

A Qualcomm anunciou ontem (04) durante seu Tech Summit 2018 sua nova geração de processadores para smartphones – incluindo o topo de linha Snapdragon 855 e sua compatibilidade com redes 5G.

Essa é terceira edição do evento onde a Qualcomm faz seus principais anúncios na área de plataformas para dispositivos móveis como smartphones e PCs conectados.

Porém este ano está sendo particularmente relevante para o pessoal de San Diego porque estamos no limiar de colocar em operação em escala comercial as primeiras redes 5G (lá fora, lá fora) que vêm com a promessa de ser uma revolução tecnológica maior e mais abrangente do que foi o 4G e mesmo o 3G:

Até por causa disso, a temática do primeiro dia do evento de concentrou no 5G e na aposta da Qualcomm no seu novo modem X50

… que a empresa afirma proporcionar maior capacidade (100x), melhor tempo de resposta (10x) e maior densidade (100x) e que deve entrar em operação em diversas geografias a partir do próximo ano (note que o Brasil não está no mapa; primeiras redes 5G devem aparecer por aqui só em 2020):

Uma das grandes sacadas do X50 é o que o presidente da Qualcomm Cristiano descreveu como fazer do impossível, inevitável— ou seja — sua empresa investiu pesado em pesquisa e desenvolvimento para criar uma antena para mmWave (= ondas milimétricas) capaz de ser embarcado num smartphone. Algo até recentemente considerado impossível pelo mercado mas que, segundo Amon, é uma tecnologia imprescindível…

… já que ela ira viabilizar a implantação das redes 5G em locais com altíssima densidade de usuários e imenso tráfego de dados, como centros metropolitanos, estações de trem, centros de convenções, estádios etc.

De fato a Qualcomm acredita que o seu modem X50 é um dos seus trunfos para ficar na frente da concorrência no mercado de 5G.

E é claro que, do lado do consumidor final, a Qualcomm tem que ter uma plataforma móvel capaz de tirar proveito desse admirável mundo novo, de modo que Amon também aproveitou a deixa para anunciar sua nova plataforma móvel Snapdragon 855 junto com seu primeiro desenho de referência de smartphone totalmente funcional:

O curioso é que o executivo fez uma pausa na sua apresentação para que subisse ao palco Alex Katouzian, SVP e GM de Mobile da Qualcomm para fazer uma breve apresentação da nova plataforma e mostrar o dito cujo para a platéia:

Uma cena por sinal que ele também fez no ano passado durante o anúncio do Snapdragon 845:

Como o segundo dia do evento será dedicado a esse novo chip, Katouzian não entrou em muitos detalhes dessa nova plataforma além de ela ser compatível com as redes 3G/4G, melhor desempenho e o uso mais intensivo de IA nos diversos recursos do smartphone em especial na parte de realidade aumentada e câmera.

Entre as novidades, destaque para o novo sistema de autenticação biométrico batizado de 3D Sonic Sensor, o que permitirá na prática que o usuário possa desbloquear seu aparelho apenas pressionando o seu polegar na tela. A grande sacada neste caso é que o novo sistema é capaz de diferenciar um dedo real de uma reprodução falsa em 2D.

Fora isso, o executivo também anunciou uma iniciativa batizada de Elite Gaming, cujo objetivo é que a empresa se envolva mais com os desenvolvedores de games para que estas aproveitem o máximo dos recursos oferecidos pela nova plataforma Snapdragon:

Entre as empresas que já anunciaram suporte para a nova plataforma, destaque para a Samsung que mostrou um protótipo de um smartphone já equipado com o novo processador 855, só que como era de se esperar do pessoal de Seul o produto estava envolto em mistérios de modo que ele pode ser fotografado a uma distância segura, mas não podia ser tocado. A previsão é que ele chegue ao mercado no início de 2019:

Já a Motorola apresentou uma solução intermediária, ou seja, um modem 5G na forma de um módulo Moto Mod…

… o que permite que o Moto Z3 possa acessar redes 5G, ou seja…

…essa solução não usa o novo processador 855 mas tem a vantagem de oferecer o suporte de 5G até em modelos mais antigos que sejam compatíveis com os Moto Mods:

A previsão é que esse produto chegue ao mercado em meados de 2019.

Disclaimer: Mario Nagano viajou para o Havaí a convite da Qualcomm, mas todas as fotos bacanas, observações brilhantes e piadinhas infames são dele mesmo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.