ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: Smiles troca milhas por dinheiro no PayPal

Smiles (programa de milhagem da Gol) e PayPal fecharam uma parceria em que é possível trocar milhas aéreas acumuladas por dinheiro a ser depositados em uma conta brasileira do PayPal – em um programa chamado “PayPal com Milhas”, apresentado aqui em São Paulo ontem.

Por que isso é legal? Simples: para o consumidor, milha boa é milha gasta – seja em passagens aéreas ou em trocas de produtos (turma da TAM/Multiplus que o diga).

Então, se você tem milha (que é, de certa forma, dinheiro virtual com data de validade) parada, vale a pena trocar por outro dinheiro virtual (que fica na carteira digital do PayPal) e trocar por produtos.

As duas empresas não estimam quantos consumidores cruzados têm, mas o Smiles diz ter 9,5 milhões de clientes – com 70 mil novos todo mês – e o PayPal, 7 milhões no Brasil. Leonel Andrade, presidente do Smiles, disse que todos os dias são emitidas 12 mil passagens-prêmio com o programa de fidelidade.

Segundo o PayPal, 80 mil lojas online aceitam pagamento usando seu sistema seguro em todo o país, incluindo a Gol, companhia-irmã da Smiles e que vende passagens que podem ser pagas com dinheiro e milhas (e parceladas em até 12 vezes… via PayPal).

A operação de transferência de milhas é feito toda pelo site da Smiles, com tecnologia PayPal integrada ao processo: se já tem conta no PayPal, basta confirmar o cadastro; se não, só seguir os passos de cadastramento.

Os valores mínimos de transferência começam em 12 mil milhas, equivalente a R$ 150, conforme a tabela abaixo, com limite de R$ 3.000/mês. O crédito é feito automaticamente na conta PayPal:

Screen Shot 2013-11-29 at 6.33.21 PM

Outro motivo importante para trocar milhas Smiles no PayPal é segurança. Inúmeras empresas (basta dar uma busca no Google por “venda de milhas”) fazem isso, que não é permitido pelas regras de uso das companhias aéreas/programas de fidelidade. O cliente, tentado por trocar milhas por dinheiro na conta, fornece dados de acesso ao programa de milhagem, incluindo nomes de login e senhas, o que não é nada indicado, certo?

Nunca soube de gente que perdeu senha, mas não faria algo assim de jeito nenhum. “A relação de troca de milhas Smiles para PayPal sempre será a melhor”, disse Andrade. Se é a melhor não sei, mas pelo menos é feita por empresas idôneas e com endereço para reclamar caso dê problema.

Tanto Smiles quanto PayPal dizem que o programa não é exclusivo entre as duas companhias, mas que “terão outros produtos com vantagens no futuro”, nas palavras de Fernando Pantaleão, diretor geral do PayPal no Brasil. A conferir.

[Smiles]

 

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin