Gadget do dia: Smart-Pen Info+ INF10 da King Jim

G

Dispositivo vem equipado com porta bluetooth o que permite receber alertas, notificações e até controlar remotamente algumas funções de um smartphone com iOS ou Android.

Apesar da sua forte presença no mercado de dispositivos hi-tech a King Jim é — antes de mais nada — uma empresa de produtos e material de escritório…

… de modo que de vez em quando a empresa cria produtos que rompe as fronteiras desses dois mundos, agregando alta tecnologia com coisas simples e banais como um bloco de notas ou uma caneta esferográfica.

Este é o caso da nova Smart-Pen Info+ (INF10) uma caneta esferográfica bicolor com bluetooth que nem chama tanto a atenção pela tecnologia em si e sim a maneira simples e elegante que ela foi implementada — ou seja — ela não parece ter sido inventada por uma cabeça de TI que desejou criar uma caneta inteligente e sim por uma cabeça de fabricante de material de escritório que desejou colocar mais inteligência na sua caneta:

Medindo aproximadamente 1,4 cm de diâmetro x 15 cm de comprimento e 40 gramas de peso, a grande sacada da Info+ é que ela pode se conectar com um smartphone via Bluetooth 4.2 Low Energy…

… e receber alertas visuais (por meio de um LED verde) e vibratórios, assim como diversos tipos de notificações e mensagens no seu display digital…

… como quem ligou e alertas e recados de sistemas de mensagens como iOS SMS, iOS Mail, iOS Reminder, iOS calendar, Chatwork, Facebook, Facebook Messenger, Gmail, Google Calendar, Google Keep, Instagram, K-9 Mail, Line, Mercuri, Google Message, Microsoft Outlook, Pinterest, Skype, Skype For business, Slack, Snapchat, Tiktok, Twitter, WeChat, WhatsApp, Yahoo! Mail, etc. sendo que sua memória interna armazena até 40 notificações.

Interessante destacar que o display dessa caneta pode ser configurado (via app para iOS e Android) para girar 180°…

… permitindo assim que ela possa ser usada por pessoas canhotas:

Fora isso, ela também comandar algumas funções do smartphone como ajustar o volume, mudar de música ou até mesmo disparar a câmera por meio do seu teclado de toque:

O sistema é alimentado por uma bateria de polímero de lítio (lithium-ion polymer) com autonomia estimada de 12 dias em stand-by e tempo de recarga de 45 minutos. Para isso, o produto já vem com uma base de recarga que pode ser ligado à uma porta USB.

Com relação a parte da escrita, a Info+ é uma caneta bicolor que modo que trabalha com duas cargas de tinta independentes…

… sendo que a empresa informa que o seu tipo/modelo segue o padrão
JIS S 6039: 2006 4.2 — entre elas:

  • Mitsubishi pencil: SE-7, SXR-200-05, SXR-200-07
  • Pentel: XKBXES7-A, XKBXES7-B, KFS5-AD, KFS7-AD, KFS7-BD, KFS7-CD
  • Pilot Corporation: LHRF-20C4-B, LHRF-20C4-R, LHRF-20C4-L, BRFS-10EF-B, BRFS-10EF-R, BRFS-10EF-L, BRFS-10F-B, BRFS-10F-R, BRFS-10F-L, BRFS-10F-G, BRFS-10M-B
  • Sailor Fountain Pen: 18-0103
  • Platinum Fountain Pen: BSP-100S, SBSP-150S
  • Dragonfly Pencil: BR-VS33, BR-VS25, BR-VLE33

A caneta é feita de bronze com acabamento em chromo fosco com detalhes em preto. A previsão é que ela chegue ao mercado japonês em meados de junho pela bagatela de 12.000 ienes (~R$ 444).

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Por Mário Nagano

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos