ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Site repugnante (e educativo) do dia: ROM WebCam

rom_webcam_5

Para aqueles que sempre se perguntaram como os esqueletos dos animais expostos nos museus de Zoologia são tão limpinhos, o Royal Ontario Museum (ou ROM para os íntimos) instalou uma webcam no seu bug room, uma câmara isolada dentro da instituição onde uma colônia de besouros da família Dermestidae comem todo o tecido orgânico de animais deixando apenas os ossinhos para contar a história (literalmente falando).

Depois que o tecido orgânico for totalmente consumido, os ossos ainda passam algum tempo de molho em água, depois são raspados manualmente e imersos numa solução alvejante. No fim, todas as peças são identificadas, catalogadas e armazenadas para pesquisa ou expostas no museu.

rom_webcam_4O prato do dia para os coleópteros do museu (imagem ao lado) é uma águia dourada encontrada morta no distrito de Nippissing em Ontário e doada para o ROM e que levará em torno de 30 dias para ser limpo pelos  insetos.

Essa exposição virtual faz parte da celebração da diversidade da natureza e da vida do museu e faz parte da nova galeria Schad de biodiversidade aberta no último dia 16 de maio de 2009.

O bug room é uma  câmara selada, climatizada e sem iluminação interna para que os insetos se sintam à vontade em seu ambiente natural (sob escuridão total). Por causa disso o museu utiliza uma câmera de infravermellho, resultando assim numa imagem em preto e branco.

Veja os bichinhos sem cores e ao vivo aqui (se seu estômago permitir).

Ainda em tempo:

Se vc gosta de brincar com insetos (ou mais exatamente amassá-los) experimente isso.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • will

    …(se seu estômago permitir)

    vi nada de nojento ali não

  • Legal Will, seu estômago permite.

    [ ]s

    M.

  • Lucas Jardim

    Mário e suas descobertas.. huahuahauhu quando eu acho que ja vi de tudo na internet ele vem e me aparece com uma novidade!! xD

  • Marilu

    Credo… 😛

  • Sniffer

    Interessante. Eu mesmo já tinha utilizado formigas pra fazerem a “limpeza” de besouros, que guardo todos numa caixinha. Mas esses bicharocos aí, aparentemente dão conta de algo muito maior. Se é que me entendem…

    PS.: meu estômago agüenta, viu, Nagano. Mas que é nojento, ah isso é!!