Singularity, o SO de “código aberto” da Microsoft?

S

singularityarchitecture.jpgDurante o último TechFest da Microsoft, Rick Rashid, vice-presidente sênior da MS Research, anunciou a disponibilidade do Singularity, um novo sistema operacional escrito a partir do zero e voltado para pesquisa cientí­fica e – pasmem – está disponí­vel gratuitamente para uso acadêmico/não comercial no Codeplex, o portal de projetos de código aberto da Microsoft.

Segundo Rashid, o Singularity não será o próximo Windows e estaria mais para um “carro conceito”, ou seja, um protótipo para experimentar novos paradigmas de como os sistemas operacionais e as aplicações interagem entre si. A idéia é de oferecer esse produto para a comunidade com a esperança de que isso permita que os pesquisadores experimentem novas idéias rapidamente.

O que mais me intriga nessa iniciativa é como esse produto pode impactar no mundo dos desenvolvedores, já que ele utiliza alguns conceitos muito apreciados pela concorrência, como desenvolvimento cooperativo e código aberto.

wai-wai

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos