Sincronize o celular Nokia com o Mac

S

MacBook e o 5800

Estava eu brincando com o Nokia 5800 (review a caminho, deixa passar o monte de feriados) e com um MacBook dando sopa (o modelo mais novo, de alumínio) e pensei: mmm, será que consigo sincronizar tudo – agenda, contatos e, por que não, música e fotos?

Dá para fazer isso graças a duas ferramentas gratuitas da própria Nokia que funcionam com diversos modelos – incluindo o 5800, o N95, o E71 e vários outros celulares da fabricante finlandesa.

O primeiro passo é baixar um plug-in da Nokia para iSync a ser instalado no Mac OS X. Escolha seu aparelho, faça o download e o instalador no Mac faz o resto sozinho).

>>>Baixe o plug-in de iSync para Nokia no Mac

Depois da instalação do plug-in, você já pode sincronizar contatos e calendário entre o Mac e o celular. Abra o iSync, conecte o celular com o cabo USB e selecione PC Suite no aparelho (dá para fazer por Bluetooth também). Vá a Adicionar Dispositivo no iSync e seu celular Nokia deve aparecer automaticamente entre os aparelhos. Clique em Sincronizar e pronto, seus dados estão no Mac e no celular. O resultado final será algo assim:

iSync e o 5800

Mas o mais bacana é usar o Nokia Multimedia Transfer, aplicativo que ajuda a sincronizar músicas, fotos, vídeos e favoritos do celular com iTunes, iPhoto e Safari no Mac.

>>>Baixe o Nokia Multimedia Transfer

Eu usei o Nokia Multimedia Transfer 1.4 beta, que funciona no Leopard apenas. Existe uma versão 1.3, que funciona no Mac OS X 10.4 (Tiger) e 10.5, mas tem menos recursos.

Instale o programa e o resultado é bem similar ao do iSync – você sincroniza apenas o que quer (listas de reprodução determinadas, por exemplo). Achei bacana sincronizar as fotos direto com o iPhoto, mas não fiz o processo com os favoritos (no celular, prefiro deixar uma lista mais curta dos sites mais acessados mesmo).

Nesse caso, é preciso usar a conexão do celular também em modo PC Suite (e não como armazenamento de dados). Prefiro sincronizar dados também via cabo USB, pelo simples fato de o processo de troca de arquivos (principalmente músicas e vídeos) ser mais rápido que o Bluetooth (além de gastar menos bateria).

Nokia Multimedia Transfer: músicas do iTunes direto pro celularMoral da história: agora posso modificar minha agenda e contatos no Mac, sincronizar com o 5800 e depois fazer backup desses dados no PC (graças ao Nokia PC Suite). Para aumentar a redundância da coisa, ativei uma conta MobileMe (contatos e calendário, entre outros, na “nuvem” da Apple) e, como tenho uma conta também no Ovi, da Nokia, dá para ter dois backups online (infelizmente, o OVI não sincroniza ainda com o 5800, uma reclamação constante dos usuários do aparelho que já vi por aí).

Além disso, consigo colocar músicas do meu iTunes direto no celular, sem precisar arrastar e soltar pastas no cartão de memória.

Ah, sim, dá para usar o 5800 como modem 3G também no Mac, mas isso é outra história.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos