ZTOP+ZUMO 10 anos!

Sincronize o celular Nokia com o Mac

MacBook e o 5800

Estava eu brincando com o Nokia 5800 (review a caminho, deixa passar o monte de feriados) e com um MacBook dando sopa (o modelo mais novo, de alumínio) e pensei: mmm, será que consigo sincronizar tudo – agenda, contatos e, por que não, música e fotos?

Dá para fazer isso graças a duas ferramentas gratuitas da própria Nokia que funcionam com diversos modelos – incluindo o 5800, o N95, o E71 e vários outros celulares da fabricante finlandesa.

O primeiro passo é baixar um plug-in da Nokia para iSync a ser instalado no Mac OS X. Escolha seu aparelho, faça o download e o instalador no Mac faz o resto sozinho).

>>>Baixe o plug-in de iSync para Nokia no Mac

Depois da instalação do plug-in, você já pode sincronizar contatos e calendário entre o Mac e o celular. Abra o iSync, conecte o celular com o cabo USB e selecione PC Suite no aparelho (dá para fazer por Bluetooth também). Vá a Adicionar Dispositivo no iSync e seu celular Nokia deve aparecer automaticamente entre os aparelhos. Clique em Sincronizar e pronto, seus dados estão no Mac e no celular. O resultado final será algo assim:

iSync e o 5800

Mas o mais bacana é usar o Nokia Multimedia Transfer, aplicativo que ajuda a sincronizar músicas, fotos, vídeos e favoritos do celular com iTunes, iPhoto e Safari no Mac.

>>>Baixe o Nokia Multimedia Transfer

Eu usei o Nokia Multimedia Transfer 1.4 beta, que funciona no Leopard apenas. Existe uma versão 1.3, que funciona no Mac OS X 10.4 (Tiger) e 10.5, mas tem menos recursos.

Instale o programa e o resultado é bem similar ao do iSync – você sincroniza apenas o que quer (listas de reprodução determinadas, por exemplo). Achei bacana sincronizar as fotos direto com o iPhoto, mas não fiz o processo com os favoritos (no celular, prefiro deixar uma lista mais curta dos sites mais acessados mesmo).

Nesse caso, é preciso usar a conexão do celular também em modo PC Suite (e não como armazenamento de dados). Prefiro sincronizar dados também via cabo USB, pelo simples fato de o processo de troca de arquivos (principalmente músicas e vídeos) ser mais rápido que o Bluetooth (além de gastar menos bateria).

Nokia Multimedia Transfer: músicas do iTunes direto pro celularMoral da história: agora posso modificar minha agenda e contatos no Mac, sincronizar com o 5800 e depois fazer backup desses dados no PC (graças ao Nokia PC Suite). Para aumentar a redundância da coisa, ativei uma conta MobileMe (contatos e calendário, entre outros, na “nuvem” da Apple) e, como tenho uma conta também no Ovi, da Nokia, dá para ter dois backups online (infelizmente, o OVI não sincroniza ainda com o 5800, uma reclamação constante dos usuários do aparelho que já vi por aí).

Além disso, consigo colocar músicas do meu iTunes direto no celular, sem precisar arrastar e soltar pastas no cartão de memória.

Ah, sim, dá para usar o 5800 como modem 3G também no Mac, mas isso é outra história.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • EduM

    Mto bom o post!! So tem um problema, usuario de Symbian com Mac é raridade!! A maioria vai de iPhone mesmo!!
    Aproveitando, o 5800 já tem data de lançamento na TIM e na nokia store?

    • @edum por motivos de estabanação, um iPhone não combina comigo 😉 o 5800 sai “no fim de abril”… aguardemos!

  • Andélson Marcelino

    Tem data sim, a partir do dia 16 de abril já estará para pré-compra no site da loja Virtual da Nokia, segundo um post do Nokia Guru de hoje.
    Até que em fim ou seria enfim, sei lá…. Aleluia. Rsrsrsrs

  • Marcius

    Rapaz, tenho todos os motivos do mundo para não gostar da Nokia ou de qualquer aparelho que venha dela mas eu não sei porque eles ainda me chamam muito atenção! xD Esse é um deles!