ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Silverlight 3 Beta funciona offline

silverlight3outofbrowser_new_web

A Microsoft anunciou hoje em Las Vegas, durante o Mix09, o lançamento de uma nova versão beta para desenvolvedores do Silverlight, plataforma para “mídias ricas” concorrente do Adobe Flash. E o Silverlight 3 Beta tem a capacidade de rodar aplicativos mesmo sem estar conectado à internet, do mesmo modo que ocorre com o Adobe AIR.

Diz a Microsoft que a versão 2 do Silverlight foi baixada em mais de 300 milhões de PCs desde seu lançamento, em outubro do ano passado. A nova versão beta da plataforma de mídia traz 50 novos recursos, segundo a fabricante.

Na versão “fora do browser”, o Silverlight 3 permite “criar experiências para a web que rodam no desktop” (O Adobe AIR faz basicamente a mesma coisa, e está no mercado faz mais de um ano), com integração ao menu Iniciar do Windows (e, promete a Microsoft, com a Superbar do Windows 7).

Outras novidades do Silverlight 3 Beta: compatibilidade ampliada para áudio e vídeo (incluindo 720p), novos gráficos 3D, recursos de animação, efeitos que usam aceleração por hardware; melhor desempenho e, para quem reclama que Flash não ajuda muito em técnicas de SEO, “ao utilizar objetos no servidor, junto com controles ASP.NET e mapas de sites… o conteúdo HTML pode ser indexado facilmente pelos principais mecanismos de busca”, diz a Microsoft.

O Silverlight 3 Beta está disponível apenas para desenvolvedores Microsoft por enquanto, e sem previsão de lançamento da versão para usuário final. No fim das contas, seria a maior ironia do destino se o Silverlight rodasse melhor em celulares que o próprio Flash.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin