ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Seagate reduz garantia dos discos para OEM

seagate_retailbig

Pesquisando sobre o problema do firmware dos discos Seagate, eu topei com outra informação muito interessante: que a partir do início desse mês (janeiro/2009) a garantia de alguns discos avulsos (os chamados bare drives, aqueles vendidos em quantidade dentro de saquinhos anti-estáticos ou blisters) terão apenas três anos de garantia e não mais cinco como era até o ano passado.

Os modelos corporativos como o Savvio, Cheetah, Barracuda ES e SV35 e os produtos de prateleira voltados para o varejo — como os Upgrade Kits (imagem acima) e os modelos externos como o Freeagent— não serão afetados por essa mudança, continuando com a garantia de cinco anos.

Segundo o FAQ disponível no site da Seagate, isso afeta modelos bastante conhecidos por aqui como os Barracuda 7200 e Momentus 5400. A linha DiamonMax da Maxtor mantém sua garantia de três anos.

O motivo alegado pela empresa é que essa mudança foi decidida para ajustar seus termos de garantia para ficar mais alinhado com as necessidades de seus clientes e dos padrões de mercado (leia-se concorrência). Segundo levantamentos próprios, 95 % de todos os problemas de retorno ocorrem nos primeiros três anos de uso do disco. Se levarmos em consideração que manter uma infra-estrutura de garantia custa dinheiro, essa iniciativa pode até tornar os produtos Seagate mais competitivos para o segmento de integradores e OEM. Ao mesmo tempo, isso poderia agregar valor e até dar um ânimo extra para o mercado dos Upgrade Kits — vendidos em caixas e acompanhados de manual, cabos, parafusos e CD com utilitários — que agora contam com “garantia extendida”.

Note que essa mudança passou a valer à partir dos modelos que saíram da fábrica à partir de 3 de janeiro de 2009. Todos os modelos adquiridos antes dessa data e que ainda estão nos estoques das distribuidoras manterão sua garantia de cinco anos.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Infelizmente parece que a qualidade dos drives da empresa diminuiu nos últimos tempos.

    Tendo visto a melhora de qualidade dos drives da concorrente coreana, que possui drives ao mesmo tempo mais rápidos e silenciosos, a única razão para comprar Seagate era sua garantia maior.

    O desastre com os firmwares só piora a situação da empresa – cujo controle de qualidade se mostrou falho – O que dá margem a alguns comentários maldosos que temiam que a baixa qualidade da Maxtor se alastrasse pela Seagate, ao invés do contrário…