Seagate: novos HDs com apenas 2 anos de garantia (hein?)

S

A crise mundial atinge companhias em todo lugar e na Seagate não foi diferente. Além dos ajustes, a empresa adotou algumas estratégias para baixar seus custos de operações, entre elas, a introdução de uma linha de HDs externos com apenas 2 anos de garantia. Algo notável para um fabricante que já se gabou de oferecer 5 anos para toda a sua linha de produtos.

A linha Expansion chegou ao mercado em abril e é formada por dois modelos: um voltado para o segmento de desktops (500 GB ~ 1,5 TB) e portáteis (250 GB ~ 500 GB) de desenho simples e sem muita frescura, ou seja, sem software incluso, disponível apenas numa cor e com porta USB 2.0. As outras linhas como o Freeagent mantêm sua garantia de 5 anos.

Não acredito que a Seagate resolveu fabricar discos de “segunda linha”, já que meu bom senso diz que isso não faz muito sentido em termos de produção em massa. Digo isso porque a empresa teria que criar e manter novos esquemas de produção e logística — uma para discos de 2 anos e outra para os discos de 5 anos — o que de um certo modo acarretaria num aumento dos custos. Fabricar HDs não é o mesmo que produzir ovos numa granja onde o ovo sai de acordo com o bom ou mau humor da galinha — ou a empresa de dedica a fazer só discos bons ou só discos ruins.

Eu creio que a Seagate  esteja apenas procurando passar por esses tempos bicudos oferecendo para o mercado produtos a preços mais atrativos  mexendo num custo meio “invisível”, que é toda a infraestrutura necessária para honrar uma garantia por diversos anos.  Já comentei esse assunto detalhadamente neste Zumo aqui e aqui e até já usei o serviço de RMA da Seagate no Brasil diversas vezes e só posso dizer boas coisas, já que para mim o serviço foi rápido, eficiente e sem perguntas. E como já disse Carlos Valero — engenheiro de campo e gerente de tecnologia da Seagate no Brasil — tudo isso tem um custo.

E com a concorrência dando tiro pra tudo quanto é lado, abrir mão da qualidade seria um desastre para a empresa.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.


RSS Podcast SEM FILTRO




+novos