ZTOP+ZUMO 10 anos!

Seagate Brasil fala sobre bug no Barracuda

barracuda_7200_11Acabei de conversar com Carlos Valero, gerente de tecnologia da Seagate no Brasil, e ele me passou mais informações sobre o problema que está afligindo alguns discos da empresa, fabricados em dezembro do ano passado.

Ele me explicou que o problema que ocorre nos discos é que um bug no firmware impede que o mesmo seja reconhecido pela BIOS. Ao ligar o PC, o motor do disco começa a funcionar, mas o dito cujo não inicializa, passando a impressão de que o disco está morto.

A empresa até já tinha liberado uma atualização do firmware meio a toque de caixa, mas a correção parece não ter saído livre de erros, de modo que ela foi retirada do ar ontem (19/jan) para verificação e poderá retornar em breve (talvez até hoje) no site da empresa.

O executivo me explicou que como esse problema é intermitente, muitos usuários podem até estar usando o disco normalmente  e sem problemas, de modo que até agora não existem relatos da ocorrência desse problema aqui no Brasil. Fora isso, apenas uma das três linhas afetadas — o Barracuda 7200.11 — é distribuído em quantidade por aqui.

A Seagate também informa que, para  mais esclarecimentos, a empresa dispõe de um helpdesk aqui no Brasil.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Alfredo

    Eu tenho o HD Seagete Barracuda 7200.11 de 500GB e estou com o problema citado na reportagem. Eu inclusive já entrei em contato com a Seagate e já vi mais dois brasileiros participantes de foruns que estão com o mesmo problema.

    É absurdo afirmar que o problema não está acontecendo no Brasil. Certamente o problema está acontecendo com muitas pessoas, como pode ser observado facilmente pelo número de pessoas que acessam os fóruns relacionados com esse problema.

    • Alfredo, obrigado pelo feedback. Bom saber que não estamos isolados.

  • Anderson

    O que acontece com vários fabricantes é que nos relatórios de venda deles, não consta clientes do Brasil, mas isso não significa que algum distribuidor não tenha vendido algumas unidades para cá, isso sem contar o Paraguai. Diante disso, eles afirmam categoricamente que não há produtos problemáticos no Brasil.

    Mas pelo menos, o trabalho de RMA da Seagate no Brasil, comparado a outras empresas, costuma ser exemplar.

  • Vagner Aniceto

    Concordo com o Alfredo, na empresa em que trabalho montamos um storage com 24 discos de 1 TB ES.2 que nos deram estes problemas. Já mandamos por volta de dez destes discos (fora outros dois que pararam este fim de semana) para a Seagate. Portanto, a Seagate sabe que este problema ocorreu aqui no Brasil sim.
    E todos estes discos foram comprados em um distribuidor oficial no Brasil.
    A favor da seagate o fato de todos os discos terem sido trocados.

  • jah existe solucao (complicadinho)… procure por msfn.org barracuda solution … tenho o mesmo problema e seguirei os passos para o meu HD…

  • maria

    Não sei qual é a da equipe Brasileira insistindo que o problema só se apresenta nos fabricados em dezembro. Não é isso que a Americana declarou, o hd da maioria parou de funcionar depois de 3 ou mais meses de uso. Incluindo o meu de 500gb. Checando no link do site, diz que o meu modelo é um dos afetados. Mas todas as vezes que falo com um atendente eles disconversam dobre os dados que, com certeza já que a empresa não toma vergonha na cara, perderei e ainda me dizem que o meu não é um dos afetados. vsf seagate. Nunca mais compro nada dela.

  • Groth

    Revivi o meu do LBA0, aqui tem um tutorial em português também para o BSY:
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/hd-problema/966710/

  • Jorge Carlos G. Barbosa

    Boa noite amigos, estou com um problema parecido com os citados acima, meu HD barracuda 7200.11 500 gbytes não quer ser reconhecido ele parece que roda mais não aparece no monitor, se alguem já resolveu esse problema por favor me ajudem ficarei muito grato. Jorge (21) 2269-5524 (21) 7811-8553 Um abraço

  • MIGUEL

    Meu nome e miguel tenho um barracuda de 1 tera e guardei muita coisa nele comprei justamente para guardar tudos meus arquivos neste disco e no outro maxtor de 120 gb rodar o programa só que justamente esse que pendei que era minha garantio com menos de um ano não quer ser reconhecido pelo setup não sei o que fazer pra tenar salvar os arquivos que são mais de 80 giga algué pode me ajudar.