Scam: quando o Google me deu 1,5 milhão de libras (só que ao contrário)

S

Ah, golpistas nigerianos, adoro vocês. Sua criatividade vai além dos limites, como o e-mail abaixo e que, oh, caiu no filtro de spam do meu Gmail.

Nada de texto colado no e-mail, o negócio agora é fazer uma imagem em JPG e anexar, com direito a “certificado SSL” (olha o cadeadinho… na imagem!). A oferta é tentadora: 1,5 milhão de libras para 20 “sortudos escolhidos” de um prêmio de 11 anos do Google (ahn? a empresa surgiu em 1997!). Como dá pra notar, golpista é bom pra inventar golpe, não pra contar anos.

Em tempo: se o Google quisesse me dar 1,5 milhão de libras mesmo, não ia ser por meio do “Director of Peoples Operations Bishop Clark”, né? E viva o filtro antispam do meu Gmail.

Ah sim, e vão dar o prêmio em… Londres? Que boa data!

Nagano comenta: Anos atrás eu também  já recebi uma oferta milionária do Banco Itaú, só que neste caso foi numa daquelas cartas impessoais e sem alma informando que me liberaram um crédito automático de dois milhões de reais! E olha que isso nada tinha a ver com golpe, era oficial mesmo com direito a assinatura do diretor comercial da referida entidade financeira e tudo (e eu que achava que só a minha mãe me emprestava dinheiro):

Como a oportunidade faz o ladrão eu até pensei na possibilidade de aproveitar essa generosa oferta, retirar toda essa grana no caixa (mudar de nome e sumir do mapa), mas o sistema foi mais rápido do que eu e quando entrei no meu home-banking eles já tinham cortado os zerinhos a mais da oferta deles. Dias depois ainda recebi outra cartinha, esta menos impessoal e sem alma do mesmo Diretor Comercial pedindo desculpas pelo erro.

Ou seja, de volta para o batente (chilep! chilep! nas costas).

 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos