Scam do dia: ganhei 890 mi de libras esterlinas (ou a Nokia entrou no ramo de loterias?)

S

scam-nokia-01

Caro Dr. Samuel Walter, responsável pelo prêmio de 890 milhões de libras oferecidos no e-mail enviado por uma conta roubada da Nokia, tudo bom? Sei que nesses tempos difíceis, de crise econômica, as coisas não andam bem.

A não ser, claro, que o senhor seja membro do conselho de diretores da Nokia na Finlândia e, num arroubo de generosidade, tenha resolvido distribuir dinheiro a rodo sem avisar o resto da empresa. Pena que seu e-mail de resposta seja uma simples e básica conta criada no Hotmail. Sinceramente, esperava mais glamour do senhor.

Depois do clique, a tela completa do golpe.

Ah, sim, uma última lembrança: não acredito que o “escritório de promoções” da Nokia no Reino Unido fique em 2 Queen Anne’s Gate, em Londres. Lá, entre outros, fica a sede do Parlamento Europeu.

scam_nokia

Nagano comenta: Dei uma olhada na cotação do dia e esse prêmio seria um pouco mais de 2,86  bilhões de reais ( R$ 2.866.243.220). Como diz um colega meu da área de segurança: “já tem trambiqueiro meio sem noção dando tiro pra tudo quanto é lado.”

E já que estamos falando de grana fácil, eu também tenho uma boa história dessas, porém envolvendo um valor mais modesto e pior, nem era scam:

Em outubro de 2007 eu recebi uma carta do Banco Itaú informando que eu tinha um crédito aprovado de  2 milhões de reais e nem tinha nigeriano com dinheiro preso na jogada:

carta_2mi_resumido

Casseta!!!  Fui correndo para o home banking e verificar esse valor (e quem sabe, fazer o empréstimo e sumir do mapa) quando vi que o mesmo estava errado. Depois de alguns dias, ainda recebi um email do banco pedindo desculpas pelo engano.

Ou seja, de volta pra bancada.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos