ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Saraiva: vai um download gigante aí?

Donwload iniciadoBem, promessa feita, promessa cumprida – eu acho. Entrei agora no site de download da Saraiva e, uau, começou a baixar o filme “Poder Além da Vida”, de 1,3 GB. Se o servidor da Saraiva não entrar em colapso como entrou antes e a minha conexão Vírtua continuar do jeito que está, em aproximadamente 66 horas o filme estará na minha máquina – com uma incrível velocidade de download de 5,6 kbps (meu link é de 2 mbps).

Não querendo incentivar a ilegalidade, mas… no BitTorrent é mais rápido, não? Lição nº1 para a Saraiva e para quem mais quiser investir num promissor mercado de download de filmes: tenha uma infra-estrutura decente para suportar downloads simultâneos (isso porque eu nem tentei ver em streaming).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Flavio

    Entrei agora e a conexão esta otima, tentem novamente !
    abs

  • Esse é o problema do download legal de filmes. Conforme eu escrevi no erainfo, esse é um dos motivos que precisamos ainda da geracao HD das midias fisicas. A infra estrutura que temos não vai suportar. Imagina todo mundo que aluga filme com banda larga e baixando filmes legalmente. Os provedores morrem, e os backbones ficariam lotados. O caso da saraiva é o exemplo.

  • A Saraiva não poderia disponibilizar os filmes via Bittorrent também?

  • João Marcus

    É claro que precisamos da geração de mídias físicas. Muita gente não quer nem saber de ficar baixando filmes. Eu sou um deles. DRM *FEDE*. Prefiro alugar o DVD na locadora por enquanto.

  • Rodrigo

    o meu esta vindo em media de 600k meu link é de 8M , diz q chega em 30 min …
    acho q o problema é realmente competir com emule e bitorrent , no qual temos acesso a milhoes de filmes de todo tipo com qualidade de dvd , pode ter futuro isso mas só para quem nao entende de internet.