Números enormes: SanDisk e o pen drive de 1 terabyte

N
[CES 2018] Todo ano a SanDisk (agora parte da Western Digital) apresenta algo de grande capacidade em um tamanho ridículo durante o evento de Las Vegas. Em 2018, é um pen drive de 1 terabyte (entre outras coisinhas).

Sim, 1 terabyte no pen drive com conexão USB-C. Na prática, funciona como um dispositivo OTG e se conecta a hardware compatível – como um Macbook, por exemplo. Eu falei pro cara da demonstração que, bem, preciso disso urgente (“mas faça backup sempre”, recomendou o moço, já que é fácil perder algo tão pequeno). Pena que não tem previsão de lançamento ainda.

Entrando na série de “produtos reais”, esse pedaço de plástico embaixo é o Pendrive SanDisk Ultra Fit USB 3.1 de… 256 GB de armazenamento. Não tem preço ainda, mas já aparece no site da fabricante. A ideia aqui é deixar o Ultra Fit sempre conectado a um notebook, por exemplo, para aumentar o armazenamento do dispositivo (disse o dono de um velho e bom Macbook Air de 64 GB que precisa disso também).

Outro produto que fiquei interessado foi o SSD Portátil SanDisk Extreme, com capacidade de 2 TB (sem preço definido ainda também):

E notei uma tendência na SanDisk/Western Digital e na concorrente Seagate: HDs externos protegidos para transferência de dados de câmeras, drones, filmadoras etc sem precisar carregar um notebook na mochila. Basta conectar o cartão SD e copiar automaticamente – é algo chamado de “Backup On Site”.

O modelo da Western Digital é o MyPassport Wireless SSD, com conectividade Wi-Fi.

Já a Seagate tem o LaCie DJI Copilot, produto bem similar (de 2 TB) feito para… operadores de drones, desenvolvido em parceria com a DJI, com várias portas e uma tela simples para controle.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos