Gadget do dia: Samsung Z1 (Tizen!)

G

Samsung Z1 é o primeiro smartphone comercial da fabricante coreana com sistema operacional Tizen. É um aparelho básico, com recursos simples de hardware, mas que tem seu valor – ao menos histórico.

O Tizen, pra quem não lembra, tem uma longa história no passado. Anos e anos atrás, um sistema operacional baseado em Linux chamado Maemo, criado pela Nokia, que se fundiu com o Moblin, da Intel, e juntos passaram a adotar o nome civil de MeeGo. MeeGo, pai solteiro do filho único Nokia N9,  pegou fogo com a plataforma da Nokia e ressurgiu das cinzas como Tizen, prontamente adotado pela Samsung.

Reza a lenda que a Samsung em algum momento irá adotar o Tizen como substituto do Android. O sistema já está presente em smartwatches da marca e, a partir deste ano, será a principal plataforma para suas Smart TVs. É um primeiro passo para começar a integrar os produtos da companhia no mundo da internet das coisas (mantra repetido diversas vezes durante a CES 2015).

Sobre o Z1 (além da confusão de nome com o aposentado Xperia Z1, da Sony), nada demais: o aparelho não é o primeiro smartphone com Tizen, já que o Samsung Z foi anunciado numa conferência para desenvolvedores em junho de 2014. Mas o Z nunca chegou ao mercado, e o Z1 começa a ser vendido na Índia a partir desta semana em três cores (preto, branco e vermelho). Preço sugerido: 5.700 rúpias, algo em torno de US$ 90/R$ 250.

Nas especificações técnicas, o Samsung Z1 usa um processador dual-core de 1,2 GHz, com 768 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno (expansível a 64 GB com microSD), suporte a dois SIM cards de operadoras, bateria de 1.500 mAH (duração estimada: 7 horas de reprodução de vídeo ou 8 horas de conversação), tela de 4″(800 x 480) e câmera traseira de 3,1 megapixels (frontal: VGA).

Diz a Samsung que fez parcerias de conteúdo na Índia para música, filmes, TV e rádio, além de cotas de dados gratuitas de 500 MB com operadoras locais para planos 3G. E se você pressionar o botão de liga/desliga quatro vezes seguida o Z1 ativa um modo de emergência com envio de mensagem de socorro com localização para contatos cadastrados.

​[Samsung, com fotos via Samsung Tomorrow]

samsung-z1-2 samsung-z1-3 samsung-z1-4 samsung-z1-5 samsung-z1-6 samsung-z1-7

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos