ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Samsung: vai uma geladeira com roupa nova?

Zumo na Coréia (dia 1) – Vendo a nota abaixo do Henrique sobre os novos grafismos dos notes Dell Studio, me lembrei de algo que vi no setor de linha branca (eletrodomésticos) da Samsung que, curiosamente faz parte da divisão de Digital Media, junto com as TVs, câmeras digitais e até mesmo impressoras.

Assim como os notebooks, as lavadoras e geladeiras deixam de lado os tons monocromáticos para vestir estampas como a linha “floral” já bastante popular entre as donas de casa coreanas e que deve correr o mundo.

E cá entre nós, se você ainda não entendeu o que uma lavadora tem a ver com de mídia digital, isso deve estar relacionado com o esforço da Samsung de colocar inteligência sua linha branca com o objetivo de oferecer produtos cada vez mais práticos, eficientes e até ecologicamente corretos (abaixo), apesar de achar que o último exemplo foi meio forçado. :^)

Um bom exemplo é o forno elétrico e de microondas BCE11, que vem com uma curiosa coleção de fichas com receitas de diversos tipos de pratos e um código de barras no seu verso. Assim, caso o usuário queira asssar uma batata ou fazer pipocas, basta passar a ficha correspondente no seu scanner embutido, que o forno recebe a orientação de como cozinhá-lo. Fora isso, novas fichas podem ser baixadas da internet.

O que mais faltam inventar? :^)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.