ZTOP+ZUMO

Números enormes: TVs SUHD da Samsung (Tizen!)

A Samsung começa a vender este mês no Brasil sua nova linha de TVs 4K com a tecnologia SUHD, que promete aumentar o contraste, cores e a definição da imagem. Como toda tecnologia nova, chega a preços estratosféricos.

O que tem de diferente? A tela SUHD usa uma nova tecnologia chamada de nanocristais (a LG dá o de NanoLED, por sinal, mas também tem gente que chama de Quantum Dot) – que tornam as imagens ainda mais nítidas, mais contraste e com melhor reprodução de cor.

Acaba funcionando como uma tela OLED, com cada ponto do monitor que acende conforme sua necessidade (e sem precisar ficar ligado o tempo todo).  E permite efeitos divertidos (em parte) na tela, com HDR em tempo real – filmes com contraste dinâmico ativado, o que dá a sensação de maior profundidade e equilíbrio na imagem.

Captura de Tela 2015-07-02 às 13.50.16

Na prática, gera imagens MUUUUITO nítidas (note que a TV tem uma caixa embaixo à direita: ali está a fonte de energia e as portas de conexão do televisor). 
samsung suhd 2015  - 2

Além disso, o design é incrível (com bordas finas e tela curva). A nova geração de TVs SUHD já está à venda em seis modelos, com telas a partir de 55″ (preço sugerido: R$ 9.999) até 88″ (o céu é o limite). Perguntei pro pessoal da Samsung no dia do lançamento se, com uma crise econômica em andamento (e dólar alto), existe mercado pra esse tipo de TV. A resposta foi “sim” e que “o mercado de luxo não é afetado pela crise” (vide os malucos que compram TVs que custam meio milhão de reais).

20

 

Vale ressaltar também que essa família com SUHD já roda sistema operacional Tizen de fábrica para Smart TVs (e a Samsung promete integração estilo-internet-das-coisas para seus produtos com isso)…samsung suhd 2015  - 3

… e esses modelos Tizen (incluindo o resto da linha Full HD e todos os televisores da linha 2015 com plataforma Smart TV) vêm com serviço de games por streaming integrado. Ainda acho que um console (ou um smartphone) é mais confiável que streaming de jogos.

samsung suhd 2015  - 4[Samsung]

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Leo Bauberger 04/07/2015, 18:51

    Opa, pera lá Henrique, a comparação do QD (quantum dot) com as OLED é beeeeeeem errônea.
    QD não é outra tecnologia, continua sendo o mesmo tipo de painel funcionando com backlight/local dimming. QD é muito mais uma nova onda de merchandise do que algo para ser levado a sério, enquanto as OLED sim, painel com outra tecnologia, assim como plasma, e lcd são painéis diferentes… e se você já viu uma ao vivo, não preciso nem explicar…