ZTOP+ZUMO

Hands-on: Samsung Series 5 Ultra Touch

Envolto em tanto mistério quanto os tablets híbridos com Windows 8, o ultrabook Samsung Series 5 Ultra Touch estava em um canto do estande dos coreanos lá na Computex 2012.

Aqui, a solução é o notebook com tela sensível ao toque, mas que não se destaca como tablet do resto da máquina. É a mesma coisa que vimos nos vizinhos de feira da Asus, com seu Zenbook UX21A. E nada de muito mais detalhes, preço, data de lançamento ou configuração (ou alguém que desse mais informações em inglês, não mandarim).

Pelo menos tem uma porta Ethernet, HDMI e uma USB 3.0 de um lado…

E mais duas USB 2.0 e um leitor de cartões do outro…

Na plaquinha ao lado do produto, alguns dados básicos:  tela “SuperBright HD” sensível ao toque, até 500 GB de armazenamento em HD + SSD com boot rápido (mais sobre isso abaixo), entre 16,9 e 19,6 mm de espessura (fechado), peso entre 1,68 kg (só com SSD) e 1,71 kg com HD, bateria com duração estimada em até sete horas.

O design segue o padrão dos notebooks finos e leves da Samsung, com acabamento em aço escovado, como já vimos no Chronos Série 7.

Agora é esperar setembro e seu Windows 8 (e chega de Computex por aqui!)

Bônus: no estande da Samsung, a fabricante montou uma comparação de tempo de boot entre um notebook com HD convencional, um com Express Cache (usado no notebook Série 5) e um com SSD (série 9). O resultado é esse aqui abaixo – dá pra dar uma boa ideia do ganho de desempenho em boot com um SSD.

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin