ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

MWC: pagamentos móveis, a “farsa do 5G” e outros bichos

[MWC 2016] Vi o Samsung Pay funcionar, uma geladeira fazer compras, descobri motivos para desacreditar no 5G , a MediaTek falar da crise e uma solução engenhosa de segurança para smartphones.

Samsung Pay + Visa

A Visa é um dos parceiros da Samsung para o vindouro serviço de pagamentos móveis Samsung Pay, que deve ser lançado ainda este ano no Brasil.

E vai dar certo? Números enormes: temos mais de 2,5 milhões de máquinas preparadas para transação sem contato, prontas pra começar a receber direto do smartphone.

E o processo é ridiculamente simples: o vendedor digita o valor na maquininha, você pega seu smartphone compatível (os S7/S7 Edge, Galaxy  S6 Edge+, Galaxy A 2016 (A5 e A7), Galaxy Note 5), “puxa” seu cartão da parte inferior da tela, aproxima da máquina, insere sua digital e em segundos a transação é finalizada.

Rápido e seguro, já que precisa da digital como senha (e ainda usa o Samsung Knox e um token da Visa no processo – que garante que o cartão no seu smartphone é seu mesmo).

Quem entrou no bonde do Samsung Pay no Brasil já: Banco do Brasil, Bradesco, Brasil Pre-Pagos, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, NuBank, Porto Seguro, Santander. Só falta a Samsung lançar.
samsung pay visa - 2 samsung pay visa - 1samsung pay visa - 3

A geladeira conectada aceita cartão de crédito

Curiosamente, passei depois na MasterCard para perguntar sobre Samsung Pay (já que, dos oito parceiros financeiros, cinco usam bandeira Visa e três, MasterCard).

Não encontrei nada relacionado, mas a recepcionista disse :”olha só, temos essa geladeira conectada da Samsung” (é o modelo anunciado na CES em janeiro em sua primeira aparição em que alguém poderia mexer nela (na CES ninguém tocava no refrigerador). E, sim, você compra direto na porta do equipamento:

Arquivo_002

5G

Se um alienígena pousasse esta semana no centro de Barcelona, acreditaria que o mundo tem redes móveis muito muito rápidas com tecnologia 5G. Calma lá, seu ET: é apenas marketing por enquanto.

Porque apesar de empresas como Nokia, Ericsson, Huawei, Telefonica, Qualcomm e Intel (entre tantas outras) falarem de 5G como a melhor solução de infraestrutura do mundo, ninguém tem nada ainda. Perguntei para José Otero, da 5G Americas (ex-4G Americas) me explicar a encrenca: “Todos os anúncios de 5G hoje são pré-definição de padrão. Lembra do Wi-Max versus LTE? É a mesma discussão, só que agora com êxito, todos falam a mesma língua 5G”.

Na prática, isso quer dizer que não existe um padrão ainda para 5G e a previsão mesmo é que isso ocorra só em 2020 (e nem existe espectro definido ainda para operadoras trabalharem com 5G). De qualquer modo, conexões LTE vão continuar crescendo na América Latina até lá:

Captura de Tela 2016-02-25 às 08.20.43
Captura de Tela 2016-02-25 às 08.22.15

MediaTek

Passei rápido na MediaTek e falei com Russ Mestechkin, diretor de vendas e marketing da companhia para América Latina. Sobre a crise no Brasil, “2016 será desafiador”, afirmou. “Com recessão à vista, muitas marcas locais não estão indo bem. Mas na América Latina algumas regiões vão melhor que outras. E no fim das contas, o consumidor valoriza seu dinheiro em um ano como esse”.

Mestechkin citou os principais clientes da MediaTek no Brasil: LG, Sony, Lenovo (com seu Vibe A7010)/Motorola (que deve lançar produtos com chips MediaTek), Positivo (não citou a Asus, curiosamente).

Avast

Não gosto de falar sobre soluções de segurança (trauma de testador de antivírus na PC World/PC Magazine numa era pré-máquinas virtuais). Mas a Avast mostrou um novo produto bem interessante: eles fecharam uma parceria com a Qualcomm para inserir mais recursos de segurança direto no processador Snapdragon 820 (que move o LG G5, o Samsung Galaxy S7 e o Xiaomi Mi5).

Como funciona? é uma tecnologia de detecção de malware/adware que – pela integração no processador – consegue encontrar e parar ameaças com “aprendizado de máquina” (=machine learning). Segundo a Avast, 12 mil novas ameaças para dispositivos móveis são encontradas todo dia pela companhia. E o Snapdragon 820 é apenas o primeiro chip da Qualcomm a contar com a tecnologia – outros modelos devem integrá-la ainda este ano.

avast qualcomm - 1

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Leonardo Carneiro

    O preço dos aparelhos subiu muito esse ano, e mesmo naquelas promoções mais garimpadas os preços não chegam perto do último trimestre do ano passado.

    Acho que é um prato cheio para um player como a MediaTek, que sabe baixar o preço dessas coisas, se estabelecer de maneira significativa no mercado nacional.

  • Jaqueline Lee

    5G está previsto para 2020, e 4 anos passam muito rápido. Stay tuned! bjs!

    • Henrique Martin

      sim, 2020 está aí. mas… são 4 anos! 🙂

  • Pergunto sobre o Samsung Pay.
    O sistema não usa MFC? Pq limitar a poucos aparelhos (nem o S6 é compatível).

Próximo post:

Post anterior: