ZTOP+ZUMO 10 anos!

Samsung: notebooks a caminho do Brasil em 2009

(ATENÇÃO: imagem meramente ilustrativa!)

Para este Zumo, um dos grandes mistérios do nosso mercado é a aparente indiferença ou desinteresse da Samsung em entrar no mercado local de computadores — ou mais exatamente notebooks —, já que produz praticamente todos os componentes para montar um portátil — memorias, disco rígido, tela LCD, unidade de disco óptico, etc. — muitas delas, por sinal, até usadas pela rival Sony em seus VAIO.

Bom, o mistério acabou: segundo fontes ouvidas por esse Zumo, a big player coreana deve entrar de sola no mercado de notebooks com vários modelos “muito interessantes, por sinal”, segundo os mesmos. Os indícios estão na forma de vários processos de PPB já solicitados pela Samsung para montar seus portáteis no Brasil para colocá-los nas lojas já em 2009.

Nosso palpite é que a Samsung siga a mesma estratégia das concorrentes Sony e LG que oferecem modelos basicamente para o usuários domésticos, profissionais liberais/pequenos negócios que procuram um equipamento moderno, atraente e cheio de recursos.

E por que não o mercado corporativo? Primeiro, porque as grandes empresas exigem uma maior flexibilidade de opções em seus pedidos (como adquirir um portátil com uma bateria extra ou mesmo uma docking station inclusa), fora as condições de suporte e garantia bem mais complexos que os existentes para o consumidor final, um mercado que a Samsung já está acostumada.

Agora é só esperar pra ver. E não se esqueça que você leu primeiro aqui. 😛

Vale lembrar que os portáteis da Samsung já são vendidos lá fora faz algum tempo – e teve gente lá fora até dizendo que a empresa iria sair desse mercado se não atingisse uma meta até 2011.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.