ZTOP+ZUMO

Samsung: notebook com tela “retina” e protótipos para o futuro

Samsung New Series 9 WQHD: cores nítidas e vibrantes

A Samsung colocou em um cantinho do seu pavilhão/estande na IFA 2012 alguns protótipos de futuros produtos da sua linha de computadores: modelos com telas duplas e alta resolução e conceitos que podem ou não virar produtos no futuro, todos baseados na mistura entre tablet e notebook.

O primeiro é o notebook New Series 9 WQHD, com Windows 8.

Visto de longe, até parece um notebook convencional – ou um ultrabook, como diz a convenção moderna. Mas é sua tela o grande destaque: em 13 polegadas com acabamento fosco, tem resolução de 2560 x 1440 pixels. Um modelo Series 9 atual tem 1600 x 900 pixels, e o produto conceitual chega perto do que a Apple oferece no MacBook Pro com tela Retina – 2880 x 1800 pontos. E tudo no Windows – fora a interface conhecida como Metro – fica pequeno e nítido.

Ao seu lado, está um notebook com duas telas, chamado Dual Display, também com Windows 8, que segue o caminho proposto pela Asus no modelo Taichi, mostrado na Computex 2012, em Taiwan, em junho. Eu particularmente acredito que esse conceito é um tanto confuso, com uma tela interna e outra externa sensível ao toque, e que pode ser usada como tablet (com a máquina fechada) ou como segunda tela de exibição.

“Você pode digitar e outra pessoa ver do outro lado”, explica um funcionário do estande da Samsung, bastante curioso com a percepção dos visitantes à máquina. “Compraria um desses?”, pergunta. “Não, prefiro o de alta resolução”, respondi.

O New Series 9 WQHD e o Dual Display podem ser manipulados à vontade pelo público. Atrás deles, estão (atrás do vidro) o Memo (um tablet de tamanho menor), o Swivel (com tela giratória), o Binder (com encaixe lateral deslizante do tablet sobre o teclado), o Slide (com tela deslizante, como no modelo da Sony) e o PopUp (similar ao Slide).

Quando (e se) esses protótipos verão a luz do mundo, só a Samsung sabe. A IFA serve de termômetro para a fabricante entender o consumidor e ver se compensa ou não lançar. Eu aposto no New Series 9 WQHD. Mas posso estar errado.

Clique para ampliar as fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin